Como descobrir os dispositivos conectados à sua rede via AirPort da Apple?




Hoje resolvi conectar um novo dispositivo à minha rede doméstica. Tenho dispositivos conectados via cabo e pelo wireless. Para ter maior controle e segurança, resolvi fazer com que apenas dispositivos com MAC Address liberado se conectem à rede.

No AirPort da Apple, esta configuração parece funcionar apenas para a rede wireless, se você conectar um dispositivo fisicamente à rede ele funcionará sem problemas (informação não verificada). Incluir um MAC Address é bem simples, mas descobrir quem está conectado não é tão simples assim.

Para descobrir quais dispositivos estão conectados à sua rede, e neste caso, digo qualquer rede, seja ela wireless ou cabeada e não necessariamente com AirPort, você pode usar dois apps para iOS que são uma mão na roda.

O primeiro que vou compartilhar com você é o Fing. Ele é grátis, funciona no iPad com resolução nativa e no iPhone também. Ele consegue através do MAC Address indicar qual é o fabricante do equipamento conectado e ainda vasculhar os serviços que ele oferece, e, claro, o IP dele na rede.

NewImage

Outro app que você pode usar no seu iGadget para ter um panorama da sua rede é o iNET. Também grátis e com as mesmas funcionalidades do Fing. Entre os dois, acho o iNet melhor, mas o Fing é mais bonitinho.

NewImage

Se você não tem um iGadget, mas tem um Mac para se conectar ao AirPort, você pode fazer o seguinte pulo do gato. Nas versões anteriores do AirPort Utility, era possível ver a lista de clientes de DHCP (lista de dispositivos conectados a sua rede, usei o termo técnico, então me desculpem os não-iniciados), mas na versão mais nova, isto não é mais possível. 

Dentro do AirPort Utility, você pode clicar duas vezes sobre o seu dispositivo AirPort com o botão ALT do teclado pressionado. Ao fazer isto, você terá uma lista de clientes da rede wireless conectados à sua rede. Para a lista de conexões físicas, é mais fácil, né? Basta ver e seguir os cabos que estão conectados. 




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: