Como é projetar um filme iMAX?




Eu gostava de ir ao cinema quando era pequeno. Era uma diversão só. Imagina um guri pequeno ir para um lugar onde tudo parecia estar no superlativo? Quantidade enorme de cadeiras, espaço enorme, tela gigante e som envolvente, enfim, tudo era o máximo!

Acontece que o grande barato pra mim nem sempre era o filme. Sempre achei a imagem lavada e de baixa qualidade. Cenas de ação pareciam imagens daqueles primeiros LCDs que tinham um efeito de sombra, mas enfim, o grande barato pra mim era como a imagem chegava à tela.

Quando eu era pequeno os cinemas projetavam o filme utilizando película. Hoje em dia boa parte das salas de cinema ainda são assim, mas algumas já fazem a projeção em digital. Não vou falar do cinema como é hoje, mas sim, de como era na época na qual me fascinava.

Existiam cinemas normais, cuja película era de 35 mm e outros que utilizavam filmes em 70 mm. Ainda existiam salas, aliás, existem até hoje, cuja tela é em formato de domo ao invés de uma área retangular. O vídeo abaixo mostra como é projetar um filme de 70 mm na segunda maior sala iMAX dos EUA. 

O processo para projetar um filme iMAX de 70 mm é enorme e laborioso, mas dada a tecnologia de quando ele foi inventado, é uma obra prima. Eu fiquei maravilhado com tudo que o rapaz mostra no vídeo e assim como eu, muitas pessoas tem a curiosidade a respeito do processo e por isto, alguns cinemas tem a sala de projeção de filmes iMAX em formato de aquario, onde você pode ver como o projetor é preparado.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: