Como editar arquivos binário enormes




Eu lembro que nos anos 90 era virtualmente impossível conseguir programas e jogos originais no Brasil. Era impossível comprar um programa ou um jogo e para conseguir usar um programa ou jogo pirata, às vezes, era necessário editar um arquivo grande. O objetivo da edição destes arquivos grandes podia ser um de dois motivos. Primeiro, era para retirar a proteção do programa/jogo e outra era para “roubar” no jogo, conseguindo mais “moedas” ou vidas ou pontos ou seja lá qual for o objetivo do jogo.

Estes editores para arquivos grandes eram HEX editor, pois você alterava um byte ou conjunto de bytes em específico. Coisa completamente nerd. Funcionava na maioria das vezes, até que um dia, os programadores ficaram mais espertos e este tipo de edição deixou de ser possível. Quer dizer, editar desta maneira ainda dava, mas não funcionava mais.

Hoje passei por um programa que me fez lembrar desta história todo. O programa é exatamente um editor hexadecimal. Ele pode ser usado no seu Mac de graça e se chama Synalyze it! O grande diferencial deste programa é que você pode baixar uma “gramática” que permite visualizar dados em hexa de maneira contextual. A “gramática” é a detecção de padrões conhecidos e assi ajudam a identificar as áreas importantes ou relevantes para edição.




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: