Como fazer o Titanium Developer reconhecer os SDK do iOS e Android




Instalei o pacote de desenvolvimento Titanium achando que seria muito fácil realizar a configuração e instalação. Pois bem, foram horas de tentativa e erro e pesquisas na internet. Vou compartilhar o caminho das pedras.

Primeiro baixe o pacote do Titanium do site do Appcelerator, o SDK para iOS do site da Apple e o SDK do Android.

Importante, após instalar o pacote da Apple, rode o XCode, crie um projeto vazio e mande executá-lo pelo menos uma vez para o simulador do iPhone/iPad ser rodado uma única vez. Isto vai fazer com que tudo do SDK da Apple esteja pronto para ser reconhecido pelo Titanium. Existe um guia que ajuda no Mac, mas ele está incompleto e desatualizado. Recomendo porém sua leitura, já que este artigo não tem como objetivo substituí-lo, mas sim complementá-lo.

Muito importante: Não utilize acentos nos nomes ou caminhos de pastas na localização de qualquer componente que será usando com o Titanium. Se você usar, vai notar que várias mensagens de erro aparecem sem motivo algum aparente. Depois de algumas horas tentando descobrir a origem das minhas mensagens de erro, resolvi mudar o nome da pasta onde o projeto estava e voilá! Nenhuma mensagem de erro mais…

Para o SDK do Android a coisa é mais complexa. Como a plataforma da Google ainda está em sua infância, muitas coisas estão mudando de lugar e em apenas um ano a coisa toda mudou. Então anote a gincana.

É necessário criar uma pasta chamada “opt” na raiz do seu Mac e dentro dele um alias para a pasta onde está o SDK do Android. Isto é fácil de fazer basta rodar o comando “sudo ln -s /opt/android-sdk”

Também é necessário incluir alguns caminhos no PATH do OS X (ou do windows) para que o SDK do Android funcione no Titanium. Então edite o arquivo /etc/paths e inclua as pastas “/opt/android-sdk-mac_x86” e “/opt/android-sdk-mac_x86/platforms/android-3”

O abd mudou de lugar, então é necessário criar um alias dentro do lugar onde ele fica “/plataform-tools” e depois movê-lo para a pasta “/tools”. Tudo, claro, dentro da pasta raiz do SDK para Android.

Depois de fazer isto tudo, reinicie o seu Mac e veja se funcionou.




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: