Como funciona o Kinect do XBOX?




Mágica. Pronto, pode ir para outro artigo. 😉

A tecnologia por trás do Kinect parece que não foi desenvolvida pela Microsoft, mas sim por uma empresa que foi devidamente fagocitada pela gigante de Redmond.

Pra começar, recomendo ver as entranhas do Kinect no artigo que escrevi semana passada. Lá você vai ver que ele formado por 4 microfones, duas cameras e um processador de movimentos. Além disto ele tem ainda um LED especial que emite IR. E por que ele é tão especial que merece uma frase separada só pra ele? Por que é graças à este emissor de luz IR que o Kinect consegue ter noção de profundidade.

Para entender melhor, o Kinect emite a luz Infra Vermelha e mede o tempo que leva para a luz ser refletida, assim como os radares e sonares funcionam. A precisão é impressionante. Segundo o artigo da Wired, o conjunto de sensor, emissor IR e processador consegue identificar em altura e largura em até 3 mm. Já em profundidade a precisão é de 1 cm. Para saber mais a respeito, dê uma lida no artigo do blog Joystiq.

Antes este tipo de detecção era feita por reconhecimento de padrões ou de cores, coisa que não funciona muito bem, se a camisa da pessoa era parecida com a cor do fundo. No meu caso a coisa fica ainda pior, afinal, sou branco, cor de rato de laboratório e em frente de uma parede branca, talvez a única coisa que dê para perceber seja o meu cabelo e os meus olhos! 😉

Mas não é só na identificação de pessoas e movimentos que o Kinect se destaca. Os 4 microfones dão capacidade de reconhecer voz. Porém, esta tecnologia não é tão destacada assim, afinal, já existe em celulares e em sistemas de captação profissional de audio já tem tempo.




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe um comentário

1 Comentário

  1. Parece ser uma coisa sensacional esse Kinect… estou muito curioso pra ver como o sistema vai funcionar na prática, se vai ter algum bug após o lançamento.

    Se não tivermos grandes reclamações algum tempo depois, parece uma compra obrigatória pra quem gosta de games!

    Parabéns pelo site!

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: