Como habilitar AC-3 5.1 na saída digital do seu Mac?




Uma das coisas que eu sempre achei estranha no meu Mac é que mesmo utilizando um cabo ótico na saída digital do notebook e colocando no Receiver capaz de processar DTS e Dolby, nunca vi ele se acender acusando sinal digital de fato.

Pesquisei muito e no passado eu já tinha publicado um artigo comentando sobre uma solução. Acontece que aquela solução já não faz mais sentido, afinal o Perian incorporou o código responsável por este processamento de som. Acontece que mesmo com o fontes notoriamente com som multicanal, a saída digital não acende a luz de sinal multi canal/DTS/Dolby do meu receiver.

Se você tiver arquivos AAC a solução pode vir através da dica do Mac OS X Hints, mas este não é o meu caso. O que eu quero é habilitar o AC3 passthorugh, ou seja, quero que o Mac entregue o streaming de audio para ser decodificado pelo meu receiver. Para fazer isto é necessário ter o Perian instalado, habilitar alguns parâmetros ninja através da linha de comendo fora uma configuração esperta no Pref. Panel.

O próprio site do Perian indica um blog que ensina como ativar o AC3 passthrough. É bem simples.

  1. Instale o Perian
  2. Configure a saída de audio para 48 kHz e 2ch-16bits no Audio Midi Setup
  3. Habilite o AC3/DTS passthrough na linha de comando
    AC3: defaults write com.cod3r.a52codec attemptPassthrough 1
    DTS: defaults write org.perian.Perian attemptDTSPassthrough 1
  4. Toque seus vídeos com volume em 100%

Para desativar o passthrough basta executar os mesmos comandos trocando o número “1” no final do comando para zero (em numeral). E diga-se de passagem, o comando é necessário, caso contrário, quando não conectado ao receiver o som de arquivos com AC3 ficam impossíveis de escutar.

Eu testei a receita com alguns arquivos tipo TopGear que agora vem em HDTV e som Dolby. Funciona bem, mesmo que seja Dolby 2/0.




Leia Também


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: