Como instalar um HD de 3TB




É só mexer em meia dúzia de parafusos, certo? Errado. Quando chegamos nos limites de certas tecnologias, as coisas não são tão simples quanto parecem e mais do que isto, as regras mudam e se você não se atualizar, vai achar que o equipamento que você comprou veio com defeito ou, pior, você pode achar que foi enganado.

Os novos HDs de 3TB tem uma pegadinha. Os computadores que foram produzidos anteriormente tinham um limite de endereços que limita o tamanho do HD em 2.2 TB. A conta para chegar ao números é 2 elevado à 32 vezes 512. Esta é a quantidade de endereços que a MBR, Master Boot Record, pode conter e saber onde fica cada bloco.

Segundo artigo da PC World, que eu recomendo fortemente que você leia, a culpa, ou boa parte dela, está com a Microsoft, que não deu atenção ao problema e por conseqüência, boa parte da industria de hardware também não fez os ajustes necessários para que os novos e gigantes HDs sejam reconhecidos de maneira correta.

Isto também não quer dizer que o HD de 3TB não poderá ser utilizado em computadores mais antigos. Se você quiser usar um HD deste vai precisar criar duas partições. Ou mais de duas. O limite máximo é de 2.2 TB, então você pode ter uma de 2.2 TB e outra de 800 GB. Outra coisa que vai acontecer é que este HD de 3TB particionado, por conta de limitações de Sistema Operacional e BIOS não vai servir para dar boot. Ele vai precisar ser seu segundo disco.

Para instalar o HD de 3TB e ter tudo numa única partição você precisa garantir que você tem algumas coisas.

  • BIOS atualizada
    Para ter certeza em relação à isto, basta verificar o site do fabricante de sua placa mãe. Se você não faz a menor idéia do que estou falando, é bom chamar um profissional de informática ou acionar o suporte que o seguro do seu carro oferece.
  • Sistema operacional 64 bits
    Se você ainda tem Windows XP, esquece. O HD de 3TB vai precisar pelo menos de Windows 7 ou Vista 64 bit. Ainda que você consiga um Windows XP 64, ele não vai suportar seu HDzão.
  • GBT ao invés de MBR
    Por fim, você ainda precisa formatá-lo utilizando GBT ao invés de MBR e de quebra usar NTFS, já que outro sistema de arquivos vai deixá-lo menor que o desejado.



Leia Também


Deixe um comentário

5 Comentários

  1. Gustavo B.

     /  15/03/2012

    Esse problema de limitação em 2.2Gb acontece tbm com Mac? Digo, se o disco for formatado no Mac OSX ele ainda vai precisar ter duas partições?

    Responder
  2. Rafael B.

     /  03/03/2013

    No caso de Windows xp, mesmo que particionado o hd ele não funciona?

    Responder
    • Particionado vai funcionar sem problemas. Fique atento ao tamanho máximo da partição que XP reconhece e você não terá problemas.

      Responder
  3. Bernardo, não sei se minha pergunta é estupida, mas fiquei sem resposta;
    “Esse problema de limitação em 2.2Gb acontece tbm com Mac? Digo, se o disco for formatado no Mac OSX ele ainda vai precisar ter duas partições?”

    Responder
    • Em tese não, pois o Mac já conta com sistema operacional 64 bit e esta limitação é para sistemas mais antigos como Windows XP e hardwares de outra era! 😉

      Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: