Como limpar o Mighty Mouse




No final de sábado passado eu fiquei sozinho em casa. Ficar sozinho é bom, mas é ruim pra mim. É por que sozinho não tem ninguém ao meu lado para dizer “Tu tá fazendo merda. Melhor parar!”. Na parte da manhã, durante o processo de desmontagem, eu tinha a certeza que tinha destruído meu Mighty Mouse. Não de maneira irreparável, mas certamente fiz algo que não deveria ter feito. Apenas às 17 hs, quando eu finalmente remontei o Mighty Mouse eu relaxei, mas aí eu já estava com ajuda de mais duas mãos e quatro olhos.

Começou assim. Como o computador estava impossível de usar por causa da cópia de dados de um HD de 200GB antigo através de uma máquina virtual com Windows XP para o TimeCapsule, resolvi desmontar meu Mighty Mouse e tentar limpá-lo. Durante muito tempo colecionei links de tutoriais que mostrassem o passo-a-passo para o dia que finalmente eu tivesse saco. O dia tinha chegado.

O tutorial que mais me chamou a atenção foi um que mostrava até como desmontar a bolinha que faz o scroll. As imagens não são muito práticas para ver em tamanho real, mas certamente ajudam na localização dos pontos onde eu deveria atuar.

A besteira que eu fiz foi remover este anel que é o apoio do mouse e o principal, para não dizer único, ponto de contato com a mesa. Destruí os pinos que prendem o anel e minha única maneira de consertar meu erro foi usar cola.

Tirando este erro, o resto da desmontagem e montagem foram tranquilas. Consegui remover o anel colado seguindo a orientação de usar uma navalha, também tirei os flat cables sem dificuldade. Recolocá-los porém não foi tão simples. O flat que liga a bolinha de scroll a placa lógica foi bem difícil de reconectar.

Acima está o procedimento final de remontagem que foi recolar o anel de acabamento que junta a parte superior com a marte inferior. Porém o principal ponto da limpeza do meu Mighty Mouse que estava largado no canto desde novembro do ano passado foi a desmontagem do módulo de scroll. A famosa bolinha. Alguns dizem que é um trackball e após ver as fotos e verificar com meus próprios olhos o módulo, vi que realmente a montagem é bem similar a de um trackball.

Quando finalmente consegui desmontar tudo e tirar a bolinha de sua clausura, entendi por que o raio da bolinha não funciona mais direito. Bolas de poeira aglomeravam-se perto dos eixos impedindo que a bolinha roda-se o eixo com sensor. Aliás, bastante engenhoso o sistema. Ao invés de utilizar-se de apenas dois eixos de rolamento, a Apple resolveu colocar 4 sensores e 4 eixos para identificar a direção em que a bola está girando. Os sensores são magnéticos e é preciso muito cuidado ao recolocar a bolinha e as demais partes no lugar.

Abaixo estão algumas fotos que tirei durante a limpeza.




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe um comentário

8 Comentários

  1. Tamiris

     /  13/08/2009

    Desde quando conheci seu blog (e não tem pouco tempo) eu me deparo com soluções de problemas que etava tendo por tempos. Incrível a coincidencia. Mais uma agora. A rodinha do meu mouse também tá péssima, não rola mais pra baixo, não funciona mais esfregar num papel. Mas eu resisto em abrir por causa disso, só fecha de novo com cola (ou é só quando quebra?). Péssima ideia terem colocado essas rodinhas de novo nos mouses.

    Responder
    • Não tem jeito. Para abrir precisa tirar a cola, para fechar precisa colocar a cola novamente. Mesmo fazendo certo.

      Responder
  2. Tamiris

     /  13/08/2009

    Então, por isso ainda nao quis abrir. Não fica feio com a cola não? Ou marcado, sei lá, detesto super bonder.
    Já viu alguem abrir o teclado novo, de aluminio? Caiu agua no meu e algumas teclas pararam de funcionar.

    Responder
  3. Vr1

     /  17/08/2009

    Bernabauer, o que tem em baixo da bolinha? O “flat cable” se conecta a uma placa eletrônica? O que mais tem para ser visto dentro do mighty mouse?

    Responder
  4. NYX

     /  20/08/2009

    Fui limpar o meu e o resultado não foi muito satisfatório. O aro dele quebrou (e sou prático com essas coisas delicadas), depois de limpar a esfera colocar de volta, o roll só sobe. Voltei a desmontar, mas..continuou o mesmo.
    Vai no Microsoft Mouse mesmo rs

    Responder
  5. Roni

     /  22/01/2013

    Olá, eu tenho um Mighty Mouse que uso em meu pc, mas toda vez que vou usar, ele apresenta uma reação estranha, eu cliko para abrir uma pasta e outra pasta dentro quando estou visualizando uma foto por exemplo, ele volta sozinho com se eu tivessa apertado para voltar, isso acontece na navegação tambem abro um site e navego…derepente ele volta para a primeira pagina. Quando troco de mouse isso nao acontece, até achei que poderia ser virus, ams não é. Sabes o que pode ser?
    Grato
    Roni

    Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: