Como medir o sinal de uma rede e montar um mapa visual




É mega complicado montar uma rede wireless… sem as ferramentas corretas. Colocar um roteador wireless é simples, mas qual será o alcance dele? Será que ele terá “força” para penetrar através de 3 paredes? Só medindo, mas qual o programa que faz isto? Bom, não tem apenas um que faça isto, mas ontem descobri um ótimo programa para você mapear o sinal e com ele você pode ver onde o sinal é mais fraco para reconfigurar a disposição da sua rede wireless.

NewImage

O programa se chama NetSpot e seu maior defeito é ser apenas para OS X. Seria ótimo que ele fosse um app para iPad ou iPhone, mas como não é, você vai precisar de um MacBook, pois ele só funciona no Mac. O melhor dele é que ele é grátis e depois de desenhar o layout do local que você vai fazer o seu levantamento de sinal, você simplesmente clica nos locais onde você está e registra a intensidade do sinal da rede wireless que você está medindo. Depois de concluir a coleta de dados, um mapa de cores é colocado sobre o layout, ou planta baixa, que você desenhou anteriormente. Assim você consegue ver onde são os locais mais fortes e mais fracos de rede sem fio.

Abaixo um vídeo que demonstra o funcionamento do NetSpot. Conheça melhor as funcionalidades do NetSpot e seus requisitos na página do programa. Eu falei que o download dele é grátis?




Leia Também


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: