Como montar volumes automaticamente no OS X




Um dos problemas que eu tinha com meu Time Capsule é que o OS X não montava automaticamente o volume compartilhado que criei. Para alguns programas isto pode ser um grande problema, já que a ausência do volume pode gerar uma falha de configuração fatal. Resolver este problema é simples. Você pode usar uma receita que funciona toda vez que você liga o computador.

Esta primeira solução é simples, mas limitada. Tem muita gente que não desligar o computador e o coloca apenas o dito para dormir. Outro fator importante que mostra a limitação desta solução é que se você ligar o seu notebook num lugar onde o seu volume não está presente um erro pode aparecer. Nada demais, mas se você não quiser instalar um programa para fazer a montagem de volumes de maneira automática, esta é a solução para você.

Tudo que você precisa fazer é ir em System Preferences>Accounts>Login Items e clicar no botão “+”, selecionar “Time Capsule Disk” e adicionar ao “Login Items”. Toda vez que você ligar o seu computador vai aparecer uma janela do Finder com o volume que foi montado.

Uma maneira de não mostrar a janela é criar um script usando o Automator. Para tal faça o seguinte:

  • Abra o Automator
  • Clique em Custom Action
  • Selecione Files & Folders
  • Inclua “Get Specified Servers” no workflow
  • Configure para montar o seu Time Capsule
  • Inclua “Connect to Servers” no workflow
  • Salve como uma aplicação
  • Inclua no “Login Items” de sua conta

Simples até agora, certo? Talvez esta alternativa para a primeira solução seja um pouco mais complicada, mas funciona legal sem programa algum.

O segundo método para montar automaticamente um volume no OS X requer um programa. Cá entre nós o programa é a melhor solução, aliás, dá para fazer uma penca de coisas com este programa, vai muito além de apenas montar um volume automaticamente. Sem falar que é uma solução mais elegante.

O programa se chama MarcoPolo. Ele é um programa que verifica o contexto computacional no qual seu computador está funcionando. Você pode determinar diversos contextos e regras para identificar o contexto que desejar.

Para o caso da montagem do volume do Time Capsule a minha recomendação é configurá-lo para identificar o SSID da sua rede wireless criada pelo TC. Assim, toda vez que o MarcoPolo identificar a rede wireless ele vai montar o volume para você.

Via Google Groups.




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe um comentário

1 Comentário

  1. Alexander

     /  22/05/2009

    excelente dica! valeu mesmo

    Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: