Como mudar a hora de fotos com EXIF?




EXIF é o formato nos quais metadados são armazenados em imagens capturadas com câmeras digitais. Ao contrário do que se pensa, EXIF não é uma exclusividade de arquivos em JPG, pois arquivos wave RIFF também utilizam o EXIF para incluir metadados. PNG, infelizmente não suporta o formato de metadados.

EXIF foi criado por uma associação no Japão e hoje suporta até mesmo GEOtagging, que quer dizer que imagens podem ter metadados com informações de GPS para localizar onde foram tiradas. Óbvio que existe muito mais a respeito do EXIF que você pode descobrir no verbete da wikipedia. No próximo parágrafo você vai conhecer o PhotoInfo.

PhotoInfo é um pequeno programa para Mac que permite editar nomes de arquivos e alterar suas datas. Na verdade não é a data do arquivo, mas sim a data do metadado EXIF. Você pode ajustar a data, hora e até mesmo os segundos. Tudo em lote, então se você tiver várias fotos que precisam ser ajustadas em algumas horas, como por exemplo um fuso horário, por que você esqueceu de mudar a hora da sua camera digital, então este programa pode te ajudar.

Eu usei o PhotoInfo para algumas fotos e achei ele lento para carregar cerca de 2 mil fotos de 7MP, mas eu também sou um animal. Não deveria fazer tantas fotos assim duma vez. Aliás, eu nem precisava alterar a data de tantas fotos. Como eu disse, não pensei antes de fazer a ação. Ou seja, sou um animal. 😉

PhotoInfo, grátis e para Mac. Download aqui.

[ATUALIZAÇÃO] Este programa não é mais mantido e o seu download está indisponível.




Leia Também


Deixe um comentário

3 Comentários

  1. Andre

     /  17/04/2011

    Se não tiver medo da linha de comando, você pode tentar o jhead:
    http://www.sentex.net/~mwandel/jhead/

    É só baixar e colocar em /usr/bin

    Responder
  2. Poxa! Será que não tem algum outro? Tirei fotos de um batizado com duas câmeras diferentes, preciso mesclar as fotos de acordo com o momento, mas uma das câmeras estava com um horário pirado… e eu tb sou uma animal: tirei mais de mil fotos…

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: