Como publicar um livro na ibookstore da Apple?




Você sabia que qualquer um pode publicar um livro eletrônico na loja de livros da Apple? Pois é. “Yes we can!”. Contudo existem alguns passos necessários para o seu eBook ver a luz e ter seu lugar ao sol na loja da Apple. Pra começar o seu livro eletrônico precisa estar num formato especifico. O formato em questão é o EPUB. Hoje se você tem o seu livro no Word ou Pages vai precisar de um software para realizar a conversão de formato, mas creio que na próxima versão dos softwares da Apple seja possível criar livros já neste formato de forma nativa.

Bom vamos logo ao processo para que você já comece a pensar em maneiras de ganhar dinheiro com a venda de seu conteúdo de prima qualidade.

  1. Primeira coisa que você vai precisar é de um Mac Intel com pelo menos OS X 10.5, 1 GB de memória e Quicktime 7.0.3 (ou mais novo) instalado. O HD precisa pelo menos de 10GB livre, mas dependendo do tamanho do seu livro você pode precisar de mais.
  2. Seu livro precisa também que seu livro tenha ISBN. Para isto você precisa acessar o site que controla os códigos ISBN e pagar 25 dólares.
  3. Uma vez que você já tenha o seu livro registrado com ISBN é hora de garantir sua conta na Apple através do iTunes com um cartão de crédito válido. Pelo que vi até agora é necessário ser residente nos EUA pois alguns dos documentos a serem informados são exclusivos daquele país. Porém com o tempo isto pode mudar.
  4. Converta seu livro ara o formato EPUB. Veja dicas de como fazer isto aqui.
  5. Utilizando o Quicktime você vai fazer o upload para o iTunes. Tão simples como arrastar e soltar seu livro EPUB para o iTunes, o upload vai demorar um pouco dependendo do tamanho do conjunto de arquivos gerado.

O processo acima foi gerado a partir dos dados do site MacSimumNews em inglês que você pode conferir aqui.

Via TUAW.




Leia Também


Deixe um comentário

3 Comentários

  1. marcelo

     /  24/08/2010

    Muito complexo, na Bookess é mais fácil.

    Responder
  2. Eu publiquei meu romance sem problemas na IbookStore, através do Lulu.com:
    http://itunes.apple.com/us/book/carta-aos-romanos/id386665007?mt=11

    E a cada novo país, lá está o livro…

    Responder
  3. Escrever e publicar livros é lucrativo de qualquer forma

    Escrever e publicar livros pode dar lucros de varias maneiras. Sou técnico em eletrônica e consegui triplicar minha renda mensal escrevendo e publicando livros, sem vender na verdade um único exemplar. Qualquer profissional pode agregar valor sua profissão e se valorizar no mercado de trabalho, apenas por ser reconhecido, no seu circulo profissional como poeta ou autor. Para a maioria das pessoas, escrever e publicar livros é associado à ética, sabedoria, inteligência e bom senso.
    Este incremento na minha renda representa do ponto de vista de uma publicação tradicional a venda mensal de mil exemplares.

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: