Como rastrear um Mac roubado




Infelizmente a Apple ainda não incluiu um circuito de GPS nos notebooks, mas existem outras maneiras de rastrear caso ele seja surrupiado. Uma delas é instalar o VUWER, assim quando o notebook for roubado ou esquecido, você terá algumas informações sobre a localização do dito.

O VUWER é um applescript que funciona de duas maneiras. A primeira é utilizando um conta de GMail e uma página pessoal ou através de SCP e um computador remoto. Sua instalação não é tão simples quanto a maioria das aplicações para Mac, então existem dois tutoriais que o autor criou para ajudar quem for utilizar o VUWER. O tutorial para o método 1 com o Gmail e Google Sites pode ser conferido aqui e é o melhor método. O segundo com SCP você pode ver aqui.

O próprio autor reconhece que sua solução não é perfeita e existem outras mais práticas como o Undercover e o MacTrack.

Undercover é um programa ao contrário do VUWER que é apenas um Script. Além de enviar as telas capturadas para ajudar no reconhecimento do ladrão, o Undercover também tira fotos através do iSight. Caso o notebook não tenha acesso a internet, o programa mostra mensagens de erro de hardware. Caso o notebook seja levado numa revenda, lá o programa se ativa e avisa que o equipamento é roubado.

O custo do Undercover é de 49 dólares. Se você tem até 5 Macs, pode comprar a licença de domicilio que custa 59 dólares.

Já o MacTrak é utilizado como uma assinatura, mas tem funcionamento similar ao do Undercover. Captura fotos através do iSight, envia informações via internet para conta no Flickr ou para uma conta de email. Porém sua administração é pela internet. Você vai no site e ativa quando o notebook for perdido, assim na próxima vez que o notebook estiver online, você recebe informações sobre ele.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: