Como recuperar fotos importadas no iPhoto que sumiram




Voltei de viagem neste final de semana e durante o processo de importação de fotos a câmera desligou, por que a bateria acabou. Resultado? iPhoto ficou perdido esperando o processo acabar, sem sucesso. Forcei o fechamento dele e quando o abri novamente, as fotos que eu acabara de importar tinham sumido. 

Os eventos aos quais eu as tinha associado, estavam lá, mas as fotos não. Fiquei desesperado, afinal, no final da importação, eu apaguei as fotos da maquina. Sem me preocupar muito quanto ao eventual sucesso da operação de recuperação das fotos, fui ao grande oráculo realizar pesquisas que poderiam me garantir a recuperação das fotos.

Primeiro pesquisei métodos para recuperar as fotos da câmera e do iPhone. Achei o processo chato, pois pelos relatos, não garantia sucesso e se apoiavam em duas coisas que eu não tinha: backup no iCloud ou no computador e PhotoStream. Pelo menos no caso do iPhone. Nem cheguei a pesquisar para a câmera, pois estas fotos eu tinha copiado antes para outra pasta, antes de importar.

Parti então para tentar recuperar a partir do próprio iPhoto. Enquanto escrevia estas linhas percebi que realmente fazia mais sentido tentar a recuperação a partir do iPhoto, afinal, os eventos estavam lá, mas as fotos não. E não faz muito sentido que as fotos tenham sido perdidas ou removidas com o fechamento forçado.

Ou seja, como não fechei o iPhoto de maneira “graciosa”, possivelmente o que aconteceu é que a base de dados não assimilou as novos fotos e uma simples recuperação da base seria suficiente.

Para recuperar a base de dados do iPhoto, basta iniciá-lo com as teclas OPTION e CMD pressionadas. Você será agraciado com quatro opções para recuperar o iPhoto de uma falha.

A primeira opção recupera apenas as permissões de arquivos do programa, não é isto que você precisa, mas pode tentar.

A segunda opção apenas recria as miniaturas das imagens. Também não é o que você precisa.

A terceira opção é a que eu usei e que resolveu meu problema. Ela recuperou arquivos para a base que tinha sido corrompida por conta do fechamento durante o processo de importação.

A ultima opção é para ser usada apenas se você tentou as demais e não funcionaram, pois ela tenta recriar a base de dados e dependendo do tamanho e quantidade de fotos, pode demorar bastante.

Rebuild

Foram minutos tensos, mas no final, consegui recuperar as fotos que eu imaginava ter perdido. Ainda bem. Acho apenas chato que este menu de opções fique escondido sob uma combinação de teclas não tão óbvia.




Leia Também


Deixe um comentário

3 Comentários

  1. Bianca

     /  16/10/2014

    Muito obrigada!!! Consegui recuperar fotos importantes de trabalho!!!

    Responder
  2. carla

     /  09/12/2015

    agradeço mas não consegui recuperar nada

    Responder
  3. Rebecca

     /  06/03/2016

    Muito obrigada! Consegui recuperar as fotos!

    Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: