Como redimensionar várias imagens de uma vez sem Photoshop?




Depois de participar do evento de lançamento do Ford Edge me vi com a tarefa de publicar todas as imagens que recebi do carro. Contudo, as imagens eram todas em alta resolução e não conseguiria fazer a publicação de tudo no blog. A tarefa era bem clara pra mim. Converter tudo para uma resolução menor. Eu sei fazer isto com uma action no Photoshop, mas eu não sou tão abastado assim para ter uma licença do programa de bobeira no meu computador.

Fui à busca de soluções e alternativas no Google e lá encontrei um artigo que ao invés de me apresentar um programa, me ensinou a usar o Automator do OS X. É que o Preview do OS X já tem a capacidade de redimensionar imagens e o Automator, como seu nome já diz, automatiza a execução de tarefas. O processo é realmente fácil de implementar e no final, você acaba criando um programa que pode executar e até mesmo passar para seus amiguinhos que não tem capacidade para eles mesmo fazerem os passos, apesar de ridiculamente simples de serem seguidos.

Quer criar o seu próprio workflow no Automator para redimensionar as imagens que estão dentro de uma pasta? Então siga os passos abaixo.

  1. Abra o Automator
  2. Na caixa de texto que permite pesquisas digite: “Ask for Finder items”
  3. Arraste a opção de mesmo nome do resultado do filtro para o lado direito da janela
  4. Habilite a caixa “Allow Multiple Selection” para que mais de um arquivo seja selecionado
  5. Na mesma caixa do passo 2, digite: “Scale Images”
  6. Arraste a opção de mesmo nome do resultado do filtro para ficar logo abaixo do item arrastado no passo 3
  7. Informe resolução desejada ou percentual para o qual as imagens serão redimensionadas
  8. Por fim, salve como aplicação

workflow-automator




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: