

Alguns meses atrás eu resolvi fazer upgrade da banda larga aqui em casa. Coisa simples demais de fazer. Acessei uma página da Oi e solicitei a troca do plano. Eu tenho agora um poderoso (ou não) bundão de 5Mbps. Por mais que não chegue aos 5Mbps de transferencia, chega próximo o suficiente do limite teórico.
Um belo dia, um domingo, para meu desespero, o modem passou a não querer mais se conectar à rede da Oi. Toda vez que ele chegava ao fim do processo de conexão ele resolvi se desligar e tentar o processo novamente do zero. Sim, estou descrevendo o processo de boot e conexão automática que o modem ADSL acaba fazendo assim que é ligado.
Tenho um modem SpeedTouch 510v6 que veio para ocupar o lugar do meu primeiro modem ADSL. A mudança se fez necessária, pois a velocidade mais alta da banda larga na Oi só é possível através da tecnologia ADSL2, coisa que meu modem inicial não era capaz de fazer. Depois da troca do modem passei a navegar como nunca antes.
Depois de vários boots seguidos o modem conseguia se entender com a central da Oi e a banda larga se restabelecia. Isto podia levar horas. Depois de alguns dias neste sofrimento de intermitência de disponibilidade de internet, e meia dúzia de receitas tentadas através de dicas da internet, resolvi fazer o que qualquer leigo faria. Abri um chamado na Oi.
Fiquei impressionado com a rapidez no atendimento. O técnico veio, mesmo não sendo do velox, avaliou a linha, e por conta de um contato esperto dentro da central, conseguiu identificar que o problema estava na “porta” da minha linha. A porta gerava problemas que atrapalhavam o modem.
Porta trocada, internet funcionando. Vitória. Mentira. Depois de um pico de luz, tudo voltou ao inicio com problema e intermitência de internet. Novo chamado, novo técnico, agora da Velox e o diagnóstico foi melhor. “O firmware do seu modem está desatualizado”. Um teste com um modem com firmware atualizado comprovou o diagnóstico do técnico, que deveria andar com um notebook, mas não o faz.
Ou seja, ele foi embora sem fazer o update do firmware, tudo por que ele só tinha o programa para fazer a atualização para computadores com Windows. Mesmo pesquisando pela internet uma versão para o Mac e achar, a tentativa foi frustrada e usar a máquina virtual que eu tinha, não resolveu.
Depois de conseguir uma máquina com Windows, fiz o processo e funcionou perfeitamente. Então é assim. Se o seu velox vive caindo, uma dica para tentar resolver, é acessar o modem e verificar a versão do firmware. A minha era a 5.4.x.x e a que você deveria ter é a 6.2.15.7. Para fazer o download do novo firmware, acesse a página para o Modem SpeedTouch 510v6 da Thompson e seguir as instruções.
Deixe um comentário