Como ser um estúpido em poucas lições




Sexta à noite estava eu em casa, feliz e contente trabalhando remotamente. O conforto do lar não tem comparação com o ambiente de trabalho. Isto é um fato, mas isto não é o importante. Importante é saber o que aconteceu.

Pois bem, estou eu, com Adium aberto. Para os que não vão pro céu por não fazerem parte do pomar, explico que o Adium é um programa para Mac que permite acessar redes do MSN, GTalk e ICQ, por exemplo. Clicando loucamente na tela de metaframe e aceleradíssimo quando chega uma mensagem pelo Adium.

Conversa vai conversa vem o gajo me dá a notícia que eu estava tentando evitar a pelo menos 2 anos. Eu precisava converter meu blog para UTF-8. Aqui vale contar a histórinha sobre como eu fui parar tendo um blog com codificação latin-1.

O latin-1 apareceu devido a dois fatores. O primeiro é que o o wordpress tinha em suas versões anteriores a codificação de base de dados latin-1 como padrão. E o idiota aqui, pensando em fazer uma economia porca, acabou optando por um hospedeiro gratuito que tinha alguns problemas técnicos. Ainda bem que na época eu tinha backups quase que diários e pouca coisa foi perdida.

Pois bem, depois de importar meus dados na Dreamhost, a única coisa que fez com que os acentos dos artigos fossem reconhecidos de forma correta foi configurar o blog como latin-1. Claro que isto me trouxe uma série de problemas, porém minha falta de tempo naquela época me impediu de pesquisar a solução para o problema.

Na sexta à noite recebi duas duas. A primeira fala de um plugin que ajuda na tarefa de converter o blog de latin-1 para utf-8. Já a segunda é uma página do codex que ajuda na configuração, ou melhor, na conversão do blog.

Pois bem, testei o plugin, e pode ser altamente provável que eu tenha comido alguma mosca, por que testei localmente e nada foi resolvido. A base apesar de convertida, não estava com os acentos legais. Aliás, as palavras com acentos foram todas devidamente capadas pela metade.

Apesar do problema inicial, tentei entender o que o plugin fazia e li como converter a base de dados. Decidi, num daqueles momentos onde a minha capacidade de decisão está seriamente prejudicada devido à hora e ao cansaço, fazer a conversão na mão.

Entrei na base de dados e sai trocando tudo que tinha latin-1 por utf-8. Todos os campos de tabela, todas as tabelas, tudo. Sem fazer backup.

O que aconteceu? Descobri que Deus lê meu blog e me poupou de perder o blog por inteiro. Eu simplesmente ignorei algumas etapas da conversão. Eu deveria ter convertido os campos para BLOB antes de trocar para UTF-8, mas achei que isto era desnecessário.

No fim das contas, algumas configurações apenas que foram perdidas. A sidebar foi pro saco e teve que ser reconfigurada, sem falar que alguns plugins se corromperam e mesmo reinstalando não teve jeito. O bom é que alguns bastava apagar diretamente da base de dados para recuperar os dados padrão. Outros nem tanto.

Gastei umas duas horas clicando feito um estagiário burro, perdi meia duzia de coisas, mas pelo menos sou um UTF-8 agora. Aprendeu papudo?




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: