Como ver o tamanho de pastas no OS X




No mundo Windows eu sempre fui fã do TreeSize. Um programa fantástico que vasculha as pastas do seu HD (ou área de rede) e mostra quais os maiores consumidores de espaço. Além disto ele consegue exportar um relatório completo para o Excel para fazer o que você achar melhor.

No Mac OS X eu acabei adotando o WhatSize que conheci através da dica do Rafael. Acontece que agora o WhatSize passou a ser Shareware e custa 13 dólares. Por melhor que o programa funcione, eu não preciso tanto dele ao ponto de gastar alguns poucos dinheiros.

Buscando alternativas ao WhatSize acabei encontrando o Disk Inventory X. A representação gráfica que você vê do lado direito é hedionda, mas o tamanho das pastas do lado esquerdo resolve bem o papel que antes era do WhatSize. Foi então que durante minha pesquisa eu descobri que não preciso de programa algum para me dizer o tamanho de pastas no OS X. O sistema operacional da Apple já faz isto por padrão.

Existem duas maneiras de descobrir o tamanho de uma pasta. O primeiro método é abrir o finder, selecionar a pasta e pressionar CMD-I. A outra maneira é ver a coluna “Size” que aparece quando você tem uma janela do Finder aberta. Por padrão o OS X não mostra o tamanho de pastas, mas você pode alterar este parâmetro com facilidade. Basta abrir uma pasta qualquer, pressionar CMD-J e ativar a opção “Calculate all sizes”. Se você quiser que esta configuração esteja disponível para todas as pastas do seu Mac, basta apertar o botão logo abaixo que diz “Use as Defaults”.

Simples não?




Leia Também


Deixe um comentário

1 Comentário

  1. Marcelo BsB

     /  25/06/2011

    Você postou a dica faz bastante tempo mas me ajudou muito hoje.

    Obrigado!!

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: