Comprando um player Blu-ray




Esta semana falei um pouco sobre os players de DVD de alta definição. Hoje vou entrar no detalhe de como comprar um player de Blu-ray no Brasil.

Quando os players de blu-ray foram lançados nos EUA, os preços era realmente salgados. Até mesmo para os americanos, os valores assustaram um pouco. Como todo lançamento os valores estavam acima dos 500 dolares. Durante o ano passado brincou-se ainda que a maneira mais barata de ter um player blu-ray era comprar um PS3. E de fato era.

Na época, pensei em fazer um artigo comentando sobre a situação realmente bizarra, já que todos nós sabemos que o PS3 tem muito mais tecnologia empregada do que um simples dvd player. Acabei não fazendo por que meu foco passou muito mais a ser o mercado brasileiro do que o mercado americano. Faz sentido comentar o que rola por aqui e não lá, afinal, moramos aqui, nosso salário é em reais e por mais que os produtos dos EUA estejam disponíveis através de muambeiros do mercado livre, a coisa é fazer a coisa certa e comprar as coisas por vias oficiais e não financiar o tráfico que deve ter seus representantes vendendo muamba também.

Então. Este ano, alguns modelos de player blu-ray já começaram a aparecer. A motivação, naturalmente foi o barateamento da tecnologia e também a novidade da TV Aberta Digital que chegou em dezembro do ano passado.

Nos EUA o preço de um player de alta definição está entre 150 e 600 dolares. A briga entre os dois padrões está agora nas lojas. A toshiba cortou os preços para tentar convencer os consumidores que é mais vantajoso adotar o padrão HD-DVD, mas o padrão blu-ray anda ganhando os mais importantes clientes: Os estúdios que produzem os filmes.

Na comparação que fiz sobre os dois padrões, dá para ver que o padrão blu-ray é superior, porém devido a corrida que se criou, na verdade, batalha de padrões que se formou, o pessoal do blu-ray teve que se antecipar e lançar um produto inacabado. Eles dizem que não está inacabado, é apenas a versão 1.0, mas é inacabado.

Muitos dos discos que serão lançados entre hoje e o futuro próximo terão recursos que não funcionarão nos players à venda no mercado hoje. A versão 1.1 do padrão já foi lançada e a 2.0 já deve estar prevista para sair até o final do ano.

Isto torna a compra de um player muito mais dolorosa. Nem tem como gastar uma grana para comprar um player de alta definição que você sabe que será inútil, ok, não tão inútil, mas seriamente debilitado em termo de funcionalidades no futuro próximo.

Li em algum lugar, agora não recordo o local correto, mas o pessoal que lida com blu-ray, recomenda apenas um player de blu-ray. É o PS3. Esta recomendação faz sentido, apenas por que ele é o único hardware do mercado capaz de receber atualizações do padrão.

Voltando ao lance dos preços que comentei lá no início do artigo. Cabe aqui uma comparação do mundo bizarro que é o Brasil. Nos EUA um player de blu-ray está custando algo em torno de 300 e 600 dolares. Aqui no Brasil os players estão na casa dos 4 mil ou 5 mil reais!!!

E sabe quanto custa um PS3? R$ 2.200! É sério! E você ainda leva um filme de brinde! Confira aqui. Não estou dizendo para você comprar um PS3, afinal, você não usaria um joystick como controle remoto para assistir filmes, não é mesmo?

A conclusão que eu cheguei é que não adianta desejar um player blu-ray agora. São dois os motivos: Primeiro o preço. Segundo hardwares incapazes de acompanhar a evolução do padrão. O bom é que podemos comprar hardware nos EUA se formos passar férias por lá! Estamos na mesma região! Legal né?




Leia Também


Deixe um comentário

8 Comentários

  1. Paulo Sant' Ana

     /  11/02/2008

    E o PS3 não tem um controle convencional para DVD/Blu-Ray vendido a parte? Se o PS2 tem, não duvido que tenha para PS3 também.

    Responder
  2. E não é que tem? E ele é bonitão!

    Responder
  3. Paulo Sant' Ana

     /  12/02/2008

    Não sei quanto a você, mas eu não vejo a hora de comprar meu PS3. Estou aguardando para ver se sai logo a versão Slim, mas se demorar e o caixotão for barateando.. até que ele deve ficar bonito na sala no lugar do dvd player. =P

    Responder
  4. Atualmente parece ser mesmo a melhor opção, mas nos EUA os players já chegaram a casa dos 300 dolares e estão cada vez mais baratos. Não sei se vale a pena comprar o PS3.

    Outra coisa que quero ver é se a Apple vai adotar gravadores de bluray em seus computadores. Imagina ter um mac mini na sala com player bluray? sweet!

    Responder
  5. arnobio quidute

     /  14/04/2008

    Minha dívida é o seguinte, Eu estou afim de comprar o aparelho de blu-ray nos EUA, mas a minha duvida é se ele vai rodar dos DVD´s qe ue tenho em minha dvdteca em casa.Tenho cerca de 70 filmes em casa. A região é a mesma daqui?

    Responder
  6. DVD? Hum… Isso eu já não sei. Não recordo de ver informações sobre DVD nos players Bluray.

    Responder
  7. Thiago

     /  13/04/2009

    Cara bastante interessante, esse teu artigo… eu estou defendendo uma tese um TCC sobre o Blu-ray como midia e o desenvolvimento e pioneirismo dele a ser usado por uma distirbuidora famosa de Cinema que é a primeira produtora a usar essa midia em suas produções e lançamentos!

    e Realemnte ja haviamos discutido essa tese sobre o PS3 ser a unica maneira e vantajosa de se investir no blu-ray quando falamos em ambito nacional..
    eu gsotaria só de saber se existe algum Player que só role blu-ray?
    sem ser hibrido
    acho que não né é muito inviavel ainda

    abraços

    Responder
  1. HD DVD oficialmente faz parte do passado

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: