Comunidade mundial de software livre volta ao Brasil




O Instituto Nokia de Tecnologia (INdT) realiza, de 8 a 11 de março, a terceira edição do Bossa Conference, evento pioneiro de tecnologia que reúne pesquisadores, desenvolvedores e representantes da indústria mundial de Linux e sistemas embarcados, em Porto de Galinhas, a 70 km de Recife.

Importantes nomes da comunidade mundial de open source participarão de palestras e workshops, compartilhando experiências, planejando ações conjuntas, descobrindo oportunidades e analisando questões práticas ligadas a Pesquisa & Desenvolvimento em plataformas móveis embarcadas. Serão 22 palestrantes discutindo as inovações envolvendo Linux, mobilidade e Internet.

“O software aberto tem sido apontado por muitos como o futuro dos sistemas operacionais em aparelhos móveis e o Bossa Conference é uma grande oportunidade para se entender esta tendência. Não só pela qualidade das apresentações, mas também pela chance única de encontrar e trocar experiências com as pessoas que a estão construindo ao redor do mundo”, afirma Sandro Alves, diretor de Programas e Colaboração do INdT.

Uma referência na comunidade de desenvolvedores, o evento contará com importantes representantes da área que já participaram de outras edições do Bossa Conference. Dois exemplos são Marcel Hotmann, um dos principais desenvolvedores do BlueZ, o bluetooth Linux, e Carsten Haltzer, o Rasterman, engenheiro de software conhecido por ter iniciado o desenvolvimento do gerenciador de janelas Enlightenm.

A eles juntam-se nomes como Hadi Nahari, profissional da área de software de segurança com mais de 17 anos de experiência em todos os aspectos de desenvolvimento da vida útil de um software, incluindo extenso trabalho em design e arquitetura, além de Sebastian Kügler e Gustavo Barbieri.

A programação completa da conferência pode ser acessada pelo link http://www.bossaconference.org.

Em 2008, o evento reuniu cerca de 250 participantes. Para este ano são esperados 300 inscritos. “O Bossa Conference explora aspectos técnicos do open source em um nível que esse tipo de público procura e dificilmente encontra”, explica Alves. “Nossa intenção é fortalecer as pesquisas para a adoção do Linux e componentes de software de código aberto nos dispositivos de comunicação móvel e influenciar diretamente o desenvolvimento, a disseminação e a interoperabilidade de aplicações e serviços”, completa ele.

Bossa Conference

Data: 8 a 11 de março de 2009

Local: Summerville Resort – Porto de Galinhas




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: