Conheça a fábrica da Ford em Camaçari




Ford fabrica motores camacari 02

No final de semana retrasado fui, à convite da Ford, conhecer a fábrica onde será fabricado e montado o novo EcoSport. Desde o evento no ano passado quando fui conhecer o Novo Fiesta, fiquei sonhando em conhecer uma fábrica onde carros são montados. Sorte a minha ir logo na fábrica de onde sairá um carro bem legal e que eu compraria.

A fábrica fica nos arredores de Camaçari no Complexo Industrial Ford Nordeste. Existem 8 centros de engenharia do grupo Ford espalhados pelo mundo, um deles fica no Brasil e conta com engenheiros e designer que também ficam na argentina e Venezuela. A especialidade deste centro é de carros compactos. Os demais 7 centros ficam nos EUA, México, Europa, Turquia, Índia, China e Austrália.

No Brasil, ao contrário do que se pensa, existem os mesmos softwares e equipamentos como no resto do planeta, a única coisa que não há por aqui é um túnel de vento, mas isto não quer dizer que os carros desenhados por aqui não passem por um. Os carros podem ser projetados aqui, construídos perto de um dos locais onde há um túnel de vento e assim passar pela bateria de testes aerodinâmicos que se fazem necessários para um carro ser mais econômico ao rodar pelas ruas.

Em Camaçari fica também um estúdio de design, onde o novo EcoSport foi desenhado. Lá existem equipamentos para projetar, modelar e usinar protótipos em tamanho real. Equipamentos como Power Wall, que nada mais é do que um grande display de alta resolução, scanner de alta resolução para grandes formatos e também câmeras de pintura e oficinas para preparação de protótipos e modelos estão disponíveis dentro do complexo.

O lançamento do EcoSport, agora em modelo global, está coincidindo com os 10 anos de operação da fábrica do nordeste. São 8.500 empregos diretos e 90 mil indiretos que produzem até 250 mil carros por ano em 3 turnos e sendo 3 modelos diferentes: EcoSport, Fiesta Rocam hatch e sedan. 6,5% dos carros produzidos no Brasil saem de Camaçari, sendo que 20% da produção da fábrica é para exportação. Aliás, destaque para a Ford, que tem a fábrica no interior, mas conta com um porto privado para exportar seus carros. Aliás mais uma vez, já que este porto é o único porto privado do país.

NewImage

A aposta da Ford é firme nesta planta e a previsão é aumentar a produção para 300 mil carros / ano. Para acompanhar este crescimento, no mesmo local será construída uma fábrica de motores. A expectativa é que esta nova fábrica seja responsável por 210 mil motores novos por ano. A aposta é que estes motores sejam novos em projeto e quem sabe não serão da família EcoBoost que recebe tantos elogios na Europa? É capaz disto ser verdade, afinal, quando a fábrica de motores foi anunciada, ela foi referida como sendo responsável por uma “família de motores inédita, com relação peso-potência otimizada”. Concorda?

A fábrica também recebeu um banho de loja para comportar a produção de um carro global como o novo EcoSport. 650 novos robôs para solda entraram para o time dos “funcionários”. A estamparia, que você pode ver no final do vídeo abaixo também é novo. Para comportar o aumento previsto de produção, a super máquina foi trocada e agora é capaz de fazer 15 golpes por minuto. A estrutura onde este equipamento foi montada é impressionante por si só. O terreno teve que ser preparado e só de concreto e estacas, são cerca de 6 metros de profundidade. Coisa sólida! 😉

Abaixo um vídeo que fiz durante a visita.

Ainda sobre a fábrica da Ford, uma reportagem da Rede Bahia em 2010.




Leia Também


Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Claudio

     /  30/04/2012

    Muito bom artigo.

    Responder
  2. jorge canario

     /  24/09/2012

    como fazer para eu e meus alunos conhecerem a fabrica da ford nordeste, precisamos de informações para contato.

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: