Conheça o iPhone 4




Então, hoje Steve Jobs (ou seria a Apple?) ativou seu campo de distorção da realidade e nos apresentou o novo iPhone. Chama-se iPhone 4. Lembra aquele iPhone que foi esquecido no bar e virou pedra fundamental de disquite entre a Maçã e o Gizmodo? Então. Este é o novo iPhone. Tem gente que gostou e outros nem tanto. Eu estou no segundo grupo. Não sou muito fã do lance quadrado e segurá-lo na mão com aquelas bordas pode não ser muito agradável, mas só tendo um na mão para ter certeza. Vou descrever algumas das coisas, mas não de maneira extensa e ainda assim o artigo promete ser longo. Então a dica assistir o vídeo abaixo que resume bem do que se trata o novo iPhone. Só não pode chorar, por que o campo de distorção de realidade está ativo através do vídeo sem mesmo o tio Steve aparecer.

Tela

Outra coisa que só vendo com os próprios olhos, ou como alguns já disseram: “é que nem matrix, maluco! Tem que ver, não dá para descrever. Bom, se uma imagem diz mais do que mil palavras, abaixo está uma imagem que mostra a nova tela do iPhone, que segundo Jobs, é melhor do que OLED. A densidade de pixel aumentou para astronômicos ou seriam estrondosos 326 ppi. Não impressionou? Saca quanto o iPhone 3GS tem: 163 ppi.

Não foi o suficiente, então vou agradar o NERD dentro de você, ou que você namora, afinal, você pode contar isto para seu amado (ou amada) e ganhar uns pontos. A tela se chama Retina Display e cada pixel tem 78 micrometros. Gostou da unidade? Não né? 10 micrometros são 0,01 mm. Então são 0,078 mm. Mudou sua vida? Não, né? Então volta pra imagem ou veja os detalhesno site da Apple. Eu ia fazer uma comparação entre este tamanho de pixel com o dot pitch, mas os conceitos são diferentes. Aliás, neste link que fala de dot pitch, você vai ver que se você tiver um iPhone 4, a tela dele vai ser muito melhor do que a tela daquele monitor de 23″ do qual você tanto se orgulha sobre sua mesa.

A resolução da tela agora é de 960×640 e a taxa de contraste 800:1, mas seu tamanho continua de 3,5″. A resolução do antigo iPhone 3GS que aliás, continua sendo fabricado e vendido é de 480×320.

Quer cair da cadeira? A tela é feita de vidro especial que é bem difícil de quebrar e se isto já é difícil de aceitar, e se você descobrir que a parte de trás do iPhone também é de vidro? Papo sério. Vidro na frente transparente para ver a tela e opaco atrás.

Câmera

Tela nova quer dizer que a camera mudou também? Sim, mas uma coisa não tem relação com a outra. O iPhone 4 é totalmente diferente. A camera agora é vitaminada, tem 5MP, LED Flash, sensor de luminosidade, autofoco e se uma camera é bom, duas é ainda melhor! Sim, agora você tem direito a ter uma nova maneira de falar com seu nerdzinho! Ainda que apenas através da rede WIFI. video conferencia é uma realidade por conta da camega VGA que existe na parte da frente um pouco acima da tela do iPhone 4.

Aliás, com uma câmera com esta resolução, nada mais natural do que gravar vídeos em HD certo? Certo. Nada mais de gravar vídeos em 640×480. Agora você pode gravar vídeos em 720p.

FaceTime

A marca da video conferencia da Apple é esta. Face Time. Nome RI DI CU LO, mas nem tudo pode ser perfeito no pomar. Sempre há uma maçã podre em algum lugar. O FaceTime só funciona onde tem WIFI, não requer prática nem habilidade para configurar e usar, basta apenas que a pessoa que você esteja ligando também tenha um iPhone 4. Nem tudo está perdido. A Apple irá trabalhar em conjunto com as operadoras para liberar e implementar na rede de cada uma a video chamada através apenas de rede celular ao invés de apenas a possibilidade de fazer este tipo de chamada via WIFI. Veja mais aqui.

FaceTime é um padrão que a Apple pretende oferecer de maneira aberta para que todos possam implementar video conferencia sem dor de cabeça. É para ser mágica mesmo. Por que funciona como mágica mesmo. 😉

Aliás, um bom observador e fã de House, vai perceber que um dos atores que participa do vídeo acima, já participou do seriado sendo um paciente surdo nas mãos do Gregory House e sua equipe.

iPhone OS 4

Agora ele passa a se chamar iOS ao invés de iPhone OS. A mudança é óbvia e necessária, por que não é só o iPhone que utiliza o sistema operacional. iPod e iPad também usam, logo, ele passa a chamar iOS. Vai ser estranho quando o AppleTV passar a usar o iPhone OS. Espero que até lá a Apple mude o nome do AppleTV para iTV e assim mantém um padrão. #rimshot 😉

O iOS 4 será liberado para todos os dispositivos compatíveis. “Quando” é o importante. Então marque na agenda. 21 de Junho. Isto quer dizer iPhone 3G, 3GS e iPod Touch de segunda e terceira geração, ainda que alguns destes dispositivos não possam usufruir de todas as novidades da versão 4 o iOS.

Tempo de Bateria

iMovie

5 dólares. É o que custa o app para você editar os vídeos no próprio iPhone. Não ache que ele é simples, pois ele não é. Ele é prático e tem vários recursos avançados que você certamente gostaria de ter no seu desktop para fazer aquele vídeo caseiro, sem querer fazer alusão a vídeo de caseiras. 😉

Assim que você terminar de editar o seu vídeo ele pode ser enviado por email, MMS ou enviado para a internet. Youtube ou MobileMe são os dois lugares onde você pode publicar os seus vídeo diretamente em uma de 3 resoluções possíveis, 640×360, 960×540 ou 1280×720.

Outra coisas não tão importantes 😉

Processador é o mesmo do iPad. Suporte 802.11n (ainda que apenas na freqüência de 2,4GHz), 24% mais fino, microSIM, como o iPad, giroscópio, dois microfones para suprimir ruidos externos durante ligações, bateria maior com 40% de tempo para ligações que o modelo anterior.

Multitarefa também vem para o novo iPhone, mas também vem para aqueles iPhones compatíveis com o iOS 4. Outra bem interessante é que o iPhone tem uma estrutura toda nova onde o frame de um metal forjado nas profundezas das montanhas de mordor funciona como antena para rede celular e também WIFI. Na verdade isto é importante e merece um título a parte.

Antenas

O design do novo iPhone é alucinado. Se você reparar no primeiro vídeo que publiquei, lá mostra o processo fabril de um iPhone 4. O frame é dividido em algumas partes por que a Apple resolveu utilizar o aço inoxidável que serve de estrutura e fixação para todos os componentes. Se você reparar, existem 4 “rasgos” ou “linhas” nesta estrutura. Pelo que entendo são os limites de cada uma das antenas. Uma para rede celular, outra para WIFI, mais uma para bluetooth e por fim uma GPS. Diz que a recepção melhora bastante por conta da antena ser assim bem pra fora. Veja mais aqui.

E quando chega o novo iPhone 4?

Até Setembro. É isto mesmo. Vai ter que esperar até lá para comprar um oficialmente através da sua operadora. Se você não aguenta esperar e pratica o perigoso jogo de realizar desbloqueios não autorizados, pode se programar para visitar um dos 5 países que receberão o iPhone 4 a partir de 24 de Junho. Quais os países? EUA (dã!), França, Alemanha, Reino Unido e Japão. No mês seguinte são mais 18 países que entram na brincadeira, 24 em agosto e por fim, os últimos previstos no grupo de setembro completam mais 40 dando um total de 88 países. É isto mesmo, estamos no final da fila. Fazer o que? Esperar lendo…

Quer comparar o 3GS com o iPhone 4? No detalhe?

Você pode ver mais comparações no 9to5Mac. Outro lugar para ver a comparação é na própria Apple.

Tem ainda uma penca de coisas para falar sobre o novo iPhone, mas mais detalhes você pode encontrar na página da Apple.

Por fim a decepção foi o fato do vídeo out do novo iPhone não ser 720p. Se você comprar o acessório de vídeo out, vai ver que a resolução máxima é 576p, se for usar VGA dá para 1024×768, mas…. mas nada. tá bom, né?




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: