Conteúdo é o lance do celular do futuro




Ligações não são mais o que importa num celular. A receita não está mais aí. SMS virou a vedete atual e o próximo passo é conteúdo. Naturalmente não será com estes celulares mulambos que temos hoje. Tão pouco com estas conexões de dados que as operadoras nacionais oferecem.

Quando a conexão é bom, o que acaba atrapalhando é a área de cobertura, que está mais limitada do que seu orçamento mensal. Porém este é o caminho: Conteúdo. Lá fora já vemos muitas coisas acontecendo com MediaFlo, DVB-H e redes 3G que permitem tráfego de dados de alta velocidade, assistir TV digital no seu dispositivo móvel e até mesmo vídeo conferência durante uma viagem de carro.

Antes de usar a infra das operadoras para distribuir seu conteúdo, muitas empresas estão formatando soluções pelas quais você poderá consumir conteúdo de vídeo ou outras formas. Eles apostam primeiro que você vá consumir este conteúdo na sua sala. Local que sempre foi dominado por TV abertas, fechadas e pelas locadoras de DVD. Hoje este conteúdo já chega através da internet pelas lojas iTunes ou pelo marketplace do XBOX 360. Nos EUA existem ainda outras formas de se conseguir alugar ou comprar vídeos de filmes através da internet, porém dificilmente estes serviços chegarão no Brasil. Acredito mais nas soluções da Apple e Microsoft para receberem sua versão brazuca.

No meu entendimento, após este sucesso o celular acessar este conteúdo é questão de vontade apenas. Nos EUA já é possível assistir alguns vídeos do YouTube através do celular. Este serviço é bom para a operadora que tem uma maneira de cobrar bytes trafegados. Não sei ainda como o YouTube fatura alguma coisa.

Existem ainda outras opções para se ter vídeo no celular. Uma maneira é através do ORB. Basta instalar este programa no seu computador com acesso a internet a acessar a página do serviço com seu celular e se identificar. Assim você assistirá filmes do seu computador no seu celular. Claro que o seu computador precisará estar ligado e conectado a internet para que isso funcione.

A SlingMedia tem um produto similar e este tem até sua versão para o Brasil através da TVA. O SlingPlayer Mobile que é um programa que precisa ser instalado no seu SmartPhone que tem que estar rodando Windows Mobile. Nem tudo é perfeito, mas será no futuro, pois eles estão testando uma versão para PalmOS. Falta ainda um versão para Symbian e naturalmente para o OS X do iPhone.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: