Criando projetos sem precisa do Project da Microsoft




Talvez o único software de controle e planejamento de projetos decente que existe no mercado seja o MS Project. Eu já vi alguns que são online e em código fonte aberto. O que me chamou a atenção foi o Kimai, que é feito em PHP e pode ser usado em rede e não requer licenças de cliente e coisa e tal.

Eu nem passei a usar o dito, acabo controlando minhas atividades com o Things no iPhone e/ou com uma lista de acompanhamento de questões dentro do SharePoint no trabalho. Aliás, tem dia que me dá deprê ver a minha enorme lista de coisas a fazer. Tem coisa que está lá e não recebe atenção desde o ano passado. Major Fail. Enfim, voltando ao lance de projetos, o MS Project reina soberano, mas ele só serve para quem tem Windows instalado. Usuários que utilizam Linux ou Mac OS ficam fora caso não queiram usar uma máquina virtual.

Bom, isto era verdade até eu encontrar o Gantt Project que diz que consegue fazer o que o Project da Microsoft faz, em qualquer plataforma. Desde que “qualquer” queira dizer OS X, Linux e até mesmo no Windows. Ele permite criar projetos com visualização de gráficos de Gantt, PERT, alocar recursos e ainda importar e exportar projetos para o Project.

Conheça-o através da apresentação abaixo.