Cuidado com a mudança de http para https no seu blog




Quando eu descobri que poderia mudar meu blog para uma URL com https eu fiquei maravilhado. Na verdade eu fiquei maravilhado, pois a mudança poderia ser feito de graça. Certificados para https são caros e tem custo recorrente, fazer de graça seria inacreditável!

Bem, com o CloudFlare, serviço de CDN oferece o certificado se você usar o serviço deles. Coisa importante para ter em mente: Se você ativa, no painel de sua hospedagem, o suporte ao CloudFlare, desative e faça o registro no CloudFlare manualmente. A opção de suporte ao https para seu blog não aparece se o serviço for habilitado através de parceiros de hospedagem do CloudFlare.

Para configurar o suporte ao https no meu blog, segui o tutorial do Janio, que cobre bem o que você deve fazer. Não tem pegadinhas para configurar, mas tem bons pontos de atenção para você atuar depois que seguir os passos do tutorial.

Ponto 1: URL do blog dentro do WordPress

Mudar a URL do seu blog é muito fácil. Basta ir nas configurações do WordPress e mudar. Na frente da URL do seu blog deve estar o protocolo “http://“, basta mudar para “https://“ depois de fazer os ajustes no CloudFlare.

Ponto 2: Publicidade

A publicidade precisa ser ajustada também. Acesse o site do provedor de publidade e busque um código atualizado. Possivelmente ele já virá com suporte ao https.

No caso do Adsense, a Google não mostrará publidade que não tenha suporte a https, o que pode afetar seu faturamento.

Ponto 3: Contadores de visita

Assim como publicidade, os contadores de visita podem apresentar problemas se não forem ajustados para suportar o https que seu blog agora usa. A receita para acertar é a mesma da publicidade.

Ponto 4: YouTube

Este é o ponto mais chato de todos. No passado o código para embarcar vídeos do YouTube em páginas web era através de iframe com ponteiro para a página com protocolo http. Depois que você mudar o seu blog para suportar https, estes vídeos deixarão de serem apresentados aos visitantes.

A única maneira de acertar é editando todos os artigos publicados. Isto mesmo que você leu. EDITAR TODOS OS ARTIGOS. Você pode fazer esta tarefa manualmente, ou usar um código SQL para fazer o serviço para você e levar menos de 1 minuto na troca.

Claro que usar um código SQL e atualizar a base diretamente requer algum conhecimento técnico, então, não esqueça de fazer backup da tabela de artigos antes de fazer a mudança.

No meu blog eu usei o código abaixo para fazer a atualização.

UPDATE wp_posts
 SET post_content = ( Replace (post_content, "iframe src=\"http:", "iframe src='https:") )
 WHERE INSTR( post_content, 'iframe src=\"http:' ) > 0

Eu usei o código abaixo para verificar quais e quantos eram os artigos que seriam atualizados.

SELECT *
 FROM wp_posts
 WHERE INSTR( post_content, 'iframe src='https://' ) > 0

Ponto 5: Clientes para atualização do blog

Eu uso o Blogo e o MarsEdit para atualizar meus blogs. Uma vez a url do blog atualizado para usar novo protocolo, claro, precisa ajustar estes clientes também.

Se você ficar atento para estes pontos, você vai ter sucesso.




Leia Também


Deixe um comentário

1 Comentário

  1. Acabei de fazer a mudança para https pelo cloudflare e deu super certo, valeu pela dica!

    Abraço

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: