Cuidado com a mudança de http para https no seu blog

Quando eu descobri que poderia mudar meu blog para uma URL com https eu fiquei maravilhado. Na verdade eu fiquei maravilhado, pois a mudança poderia ser feito de graça. Certificados para https são caros e tem custo recorrente, fazer de graça seria inacreditável!

Bem, com o CloudFlare, serviço de CDN oferece o certificado se você usar o serviço deles. Coisa importante para ter em mente: Se você ativa, no painel de sua hospedagem, o suporte ao CloudFlare, desative e faça o registro no CloudFlare manualmente. A opção de suporte ao https para seu blog não aparece se o serviço for habilitado através de parceiros de hospedagem do CloudFlare.

Para configurar o suporte ao https no meu blog, segui o tutorial do Janio, que cobre bem o que você deve fazer. Não tem pegadinhas para configurar, mas tem bons pontos de atenção para você atuar depois que seguir os passos do tutorial.

Ponto 1: URL do blog dentro do WordPress

Mudar a URL do seu blog é muito fácil. Basta ir nas configurações do WordPress e mudar. Na frente da URL do seu blog deve estar o protocolo “http://“, basta mudar para “https://“ depois de fazer os ajustes no CloudFlare.

Ponto 2: Publicidade

A publicidade precisa ser ajustada também. Acesse o site do provedor de publidade e busque um código atualizado. Possivelmente ele já virá com suporte ao https.

No caso do Adsense, a Google não mostrará publidade que não tenha suporte a https, o que pode afetar seu faturamento.

Ponto 3: Contadores de visita

Assim como publicidade, os contadores de visita podem apresentar problemas se não forem ajustados para suportar o https que seu blog agora usa. A receita para acertar é a mesma da publicidade.

Ponto 4: YouTube

Este é o ponto mais chato de todos. No passado o código para embarcar vídeos do YouTube em páginas web era através de iframe com ponteiro para a página com protocolo http. Depois que você mudar o seu blog para suportar https, estes vídeos deixarão de serem apresentados aos visitantes.

A única maneira de acertar é editando todos os artigos publicados. Isto mesmo que você leu. EDITAR TODOS OS ARTIGOS. Você pode fazer esta tarefa manualmente, ou usar um código SQL para fazer o serviço para você e levar menos de 1 minuto na troca.

Claro que usar um código SQL e atualizar a base diretamente requer algum conhecimento técnico, então, não esqueça de fazer backup da tabela de artigos antes de fazer a mudança.

No meu blog eu usei o código abaixo para fazer a atualização.

UPDATE wp_posts
 SET post_content = ( Replace (post_content, "iframe src=\"http:", "iframe src='https:") )
 WHERE INSTR( post_content, 'iframe src=\"http:' ) > 0

Eu usei o código abaixo para verificar quais e quantos eram os artigos que seriam atualizados.

SELECT *
 FROM wp_posts
 WHERE INSTR( post_content, 'iframe src='https://' ) > 0

Ponto 5: Clientes para atualização do blog

Eu uso o Blogo e o MarsEdit para atualizar meus blogs. Uma vez a url do blog atualizado para usar novo protocolo, claro, precisa ajustar estes clientes também.

Se você ficar atento para estes pontos, você vai ter sucesso.


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Cuidado com a mudança de http para https no seu blog”

  1. Avatar de Mateus

    Acabei de fazer a mudança para https pelo cloudflare e deu super certo, valeu pela dica!

    Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *