Cuidando do seu carro com iPhone




Eu tenho uma planilha na qual eu controlo os gastos que eu tenho com meu carro. Confesso que tenho mais controlado o consumo dele do que os gastos em si. Acabo esquecendo de incluir os valores que pago pelo seguro, revisões e outras coisas, mas eu tinha como certo que quando tivesse um iPhone a planilha morreria. Bem, quase.

A planilha realmente morreu. Tem semanas que eu não a abro, mas eu tive um novo problema. Se antes o problema era atualizar a planilha quando chego em casa com a nota e uma imagem do odômetro, agora meu problema é escolher o melhor app para a tarefa.

Eu achei um artigo que me ajudaria a escolher o melhor, mas não gostei de nenhum deles. Resolvi então gastar meu precioso tempo para achar um app que me agradasse. Achei alguns. O primeiro que testei foi o Gas Cubby Lite, versão free do seu irmão mais velho que é sua versão completa e custa 7 dólares.

Ele é bem completo e além de manter um controle de consumo d e múltiplos carros, consegue incluir também gastos com serviços do seu carro. Apesar de ter interface funcional e fazer tudo que eu preciso, não gostei da forma de calcular o consumo médio entre abastecimentos. Ao invés de informar o consumo médio no abastecimento corrente, ele o faz no abastecimento anterior. Achei que fosse algum erro meu na operação do app, mas fiz diversos testes e se minha própria estupidez não me cegou, creio que é o jeito que o Gas Cubby funciona. Por causa disto desisti dele.

Meu segundo app testado é o I Fuel Lite. Disparado o pior dos tres pra mim. Apesar de ter um ícone bacana, o app apenas controla o consumo do carro. Além de ter esta versão Lite, ainda existe uma versão Free, que deveria se chamar Demo e uma versão Pro que custa 1 dólar.

Por fim meu escolhido até agora. O Road Trip Lite. Na versão grátis ele é apenas capaz de controlar gastos com combustível e apenas um automóvel. Na versão completa é possível exportar, importar dados para XLS e ainda controlar múltiplos veículos, inclusive controlar manutenções e viagens.

Se até o fim do mês eu não encontrar nenhum outro app melhor do que o Road Trip, tenho certeza que vou gastar os 5 dólares para ter a versão completa.

Continuando no assunto carro e iPhone, outra coisa importante é o abastecimento. Achar o posto da região com o melhor preço pode ser uma tarefa que pode tomar tempo, mas com ajuda de um app com certeza a coisa se torna muito mais rápido e prática.

O Apontador tem um app exatamente para a tarefa. De posse de sua posição via GPS / LBS ele é capaz de determinar os postos (de sua base cadastral) mais próximos e mostrar a lista de preços de cada combustível que eles vendem e por fim, a jóia da coroa, mostra como chegar até o posto com auxílio de um mapa. É o Apontador Postos que pode ser encontrado na AppStore de graça. Existem dois apps que fazem este papel de achar postos de gasolinas. Este é a melhor opção, sem falar que a alternativa custa 3 dólares.

Por fim, se você tem um carro Flex, você precisa se torturar a cada vez que vai ao posto de gasolina para saber qual combustível é mais em conta. A conta média é que só vale andar utilizando etanol quando seu preço é no máximo 70% do valor do preço da gasolina. Para ajuda a fazer a conta existe, óbvio, um app que se chama CarroFlex.

Seu eu já não gostava de carros flex, este app certamente não vai me fazer trocar de idéia, já que ele é horroroso. Ainda bem que é free, mas para o propósito de calcular o combustível mais em conta para seu carrinho flex, ele se vira bem.




Leia Também


Deixe um comentário

1 Comentário

  1. Ótimo post. Sempre procurei programas para isso, mas existem muitos e fica difícil de escolher. Se você tiver um celular com suporte a Java (qualquer um recente) procure pelo programa MOBFUEL. Eu usava-o no meu N95 que pifou. É muito bom, aliás só serve pra consumo também.

    Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: