Dá pra viver somente com um iPhone?




Durante uma semana me isolei do mundo computacional. Fui para um lugar com praia, caminhadas e bicicletas. Ainda que tivesse levado o notebook, usei-o apenas para ver filmes e series de TV. Por conta do acesso à internet caro no hotel, resolvi me virar apenas com o iPhone para manter minha vida online em dia. Vale a pena esclarecer que eu tenho um plano de 250MB da VIVO e através das redes EDGE e 3G que eu acessei a internete e foi por pouco que eu não passei da minha franquia, por que por mais que eu tenha tentado me afastar da mesmisse de tuitar, facebookar e blogar, realmente não consegui. Com o espertofone no bolso tocando músicas e os fones no ouvido, era mais do que natural tirar algumas fotos e publicá-las online. De quebra também matava a saudade de meus amigos mais queridos por email.

A rotina de me manter atualizado através do iPhone parecia vencedora e escrevi até mesmo alguns artigos. Foram 3 artigos (incluindo este) para o blog que salvei como rascunho para complementar mais tarde com links e imagens, mas descobri que não dá pra fazer tudo com o espertofone.

No caso do WordPress para o iOS, como faz para incluir links nos artigos? Bah! Só se você gostar de escrever códigos em HTML. Depois de explorar um pouco melhor o app consegui encontrar uma maneira de publicar imagens nos artigos, mas achei a experiência ruim, apenas por que a interface é diferente que no painel de administração do blog. Por mais que seja possível escrever artigos, moderar comentários e editar algum artigo, o app não garante a mesma experiência que o WordPress do seu blog oferece. Falta por exemplo uma separação dos artigos online publicados dos demais tipos (revisão, rascunho…). Existe sim uma separação entre os artigos, mas apenas dos online para os rascunhos que estão salvos no seu aparelho. Uma das coisas que eu achava não ser possível era a troca da data de publicação de artigos, mas depois consegui encontrar a opção escondida num lugar onde eu não esperava. De um jeito ou de outro, a experiência poderia ser muito melhor do que é, mas dá pra quebrar um galho.

Se você acha que atualizar o Facebook pelo telefone inteligente dá mais certo, esta quase correto, mas a verdade é que também não rola. O app feito para o iPhone facilita algumas atividades, mas não são todas as coisas que você faz no desktop ou notebook que você consegue fazer no app. Aí você diz que o Facebook tem um puta site móvel que é de causar inveja a muito site bacanão. É verdade, mas novamente, assim como no app do iPhone a experiência é limitada. Acho nenhum dos apps que eu tenho instalados garante total independência de um navegador e um computador de verdade.

Mesmo o app de email é limitado. Eu não posso por exemplo responder uma mensagem e anexar uma imagem armazenada localmente. Para enviar uma mensagem com imagem em anexo, só se você for no app de fotos e selecionar as que você desejar para serem enviadas, desde que é claro, não sejam mais do que 5. Ou seja, mensagem nova, sem histórico e fora de contexto. Nem tudo é derrota. Se eu receber uma imagem por email eu consigo salvar na biblioteca de fotos, que bom que nem tudo está perdido. 🙂

Eu posso continuar a lista de apps e suas limitações, mas acho que você já conseguiu entender como a coisa termina. Por mais que dê para fazer muita coisa com um iPhone, não dá para fazer tudo, mas ele quebra muito galho quando você precisa fazer alguma coisa não muito complexa. Eu consegui sobreviver uma semana apenas usando o iPhone para acessar a internet, mas estou feliz que tenho um notebook para fazer as coisinhas de sempre.

Ah sim, eu sei que eu poderia ter feito o iPhone de modem 3G, mas por conta do meu plano de dados ser modesto resolvi não fazer isto.




Leia Também


Deixe um comentário

4 Comentários

  1. Entaum

     /  29/07/2010

    Só um detalhe, da pra anexar fotos em resposta de email sim. Basta fazer clicar em copy ao inves de share no app de photos.

    Responder
  2. Marcus

     /  31/07/2010

    Iphone ainda não roda Crisys….

    assim não dá né…

    =)

    Responder
  3. Kleuber

     /  31/07/2010

    Realmente não da para fazer tudo usando o iPhone, mais eu sou dependete dele o dia todo e o computador só tenho acesso a noite. Posso dizer que ele faz tudo que preciso e meu gral de satisfação com iPhone é bem maior que outros celulares rodando Android, Symbiam ou ate mesmo Windows mobile.

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: