Datacenter que é refrigerado com vento




Eu fiquei descrente ao ler o link que apontava para o artigo que descreve o datacenter da HP construído no norte da Inglaterra. O artigo descreve por que o datacenter de Wynyard que fica nos arredores de Billingham é o mais eficiente em utilização energética. Ele é avaliado em 1.2 PUE (Power Usage Effectiveness) que quer dizer que para cada watt utilizado para alimentar um equipamento 1.2 watt são utilizados para refrigerá-lo.

Hoje um datacenter convencional tem PUE em torno de 2.0 e os mais eficientes ficam na casa do 1.5. A HP estima que a economia em utilizar ventos glaciais que são filtrados e direcionados para frente dos racks de servidores, fica em torno de 2,6 milhões de libras por ano. É coisa pra chuchu, concorda?

O método utilizado garante que o datacenter terá temperatura constante em 24ºC e se o vento do lado de for ainda mais frio, aquecedores são utilizados para aquecer o ar e misturar ao ar externo. Veja o press release da HP anunciando e detalhando alguns dos detalhes deste datacenter verde.

Imagino que a imagem acima seja do datacenter da HP, que segundo artigo que achei foi comprado através da EDS que foi fagocitada pela HP recentemente.




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: