Datacenter que é refrigerado com vento




Eu fiquei descrente ao ler o link que apontava para o artigo que descreve o datacenter da HP construído no norte da Inglaterra. O artigo descreve por que o datacenter de Wynyard que fica nos arredores de Billingham é o mais eficiente em utilização energética. Ele é avaliado em 1.2 PUE (Power Usage Effectiveness) que quer dizer que para cada watt utilizado para alimentar um equipamento 1.2 watt são utilizados para refrigerá-lo.

Hoje um datacenter convencional tem PUE em torno de 2.0 e os mais eficientes ficam na casa do 1.5. A HP estima que a economia em utilizar ventos glaciais que são filtrados e direcionados para frente dos racks de servidores, fica em torno de 2,6 milhões de libras por ano. É coisa pra chuchu, concorda?

O método utilizado garante que o datacenter terá temperatura constante em 24ºC e se o vento do lado de for ainda mais frio, aquecedores são utilizados para aquecer o ar e misturar ao ar externo. Veja o press release da HP anunciando e detalhando alguns dos detalhes deste datacenter verde.

Imagino que a imagem acima seja do datacenter da HP, que segundo artigo que achei foi comprado através da EDS que foi fagocitada pela HP recentemente.




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: