Desktop 3D do futuro




NewImage

Muito se fala que o atual modelo de utilização do computador está atrasado e ultrapassado. Ele é um modelo de mais de 50 anos e a utilização de mouse e teclado apesar de hoje ainda funcionar, pode parecer pouco prática. O questionamento deste modelo começou com força em 2007.

Por que 2007? Oras, bolas, ano no qual o iPhone com sua tela capacitiva sensível ao toque veio ao mundo. Ainda que este tipo de utilização seja um sucesso nos smartphones e tablets, no computador a coisa é diferente. Os monitores hoje fica à frente do teclado e passar a mão do teclado ao monitor para seleção não é prática e depois de algumas horas, o uso pode gerar esforço que com o tempo pode prejudicar o ser humano.

Se o monitor fosse junto com o teclado, aí a coisa seria diferente. Quem não lembra do filme Tron? Talvez neste caso a lesão seria no pescoço. Enfim…

NewImage

Como assunto é experimentar soluções para o futuro e evoluir o modelo atual para algo mais prático, o laboratório de pesquisa e desenvolvimento da Microsoft está pensando em métodos criativos e assim surgiu um monitor 3D semi transparente com uma câmera que detecta movimentos no espaço.

O monitor é de OLED da Samsung e tanto nele quando ao redor um conjunto de sensores detecta a posição da mão e transfere a experiência atual de utilizar um computador em 2D para 3D. As mãos ficam “dentro” do desktop e conseguem interagir com as imagens do monitor.

O trabalho é do laboratório de Ciência Aplicada da Microsoft e apesar de impressionante e digno de algum filme futurista de Hollywood, não existem planos deste trabalho virar um produto de prateleira que você poderia comprar num futuro próximo.