Destaques da 3GSM




Não escrevi uma linha sequer sobre o evento 3GSM que ocorreu entre 12 e 15 de fevereiro em Barcelona e que promete ser o evento mais badalado de telefonia do primeiro semestre. Para desfazer este mal, escrevi as linhas abaixo com links e alguns comentários sobre seus conteúdos.

Se você acha que os meus destaques deixaram de fora alguma coisa importante, por favor, não fique tímido e utilize o formulário de comentários abaixo para deixar o seu destaque. Vamos à eles. os detaques:

O Digital Drops anunciou que o Readius da Polymer ganhou o prêmio de “Maior Inovação em Desenvolvimento de Tecnologia” da 3GSM 2007. Parece realmente interessante, mas para faturar meu coração a telinha precisa ganhar alguns milhares de cores e uma câmera de pelo menos 2 MP com lentes Carl Zeiss. Depois disto podemos conversar! 😉 E não adianta dizer que esta coisa estará à venda este ano através da TIM que eu não me importo. Sério. hum… quanto será que ele custará?

Outra coisa que apareceu no Digital Drops é o iPAQ 510 da HP. A tela tem resolução baixa para um smartphone (220×176) e quad-band. O grande barato porém é ele ter WiFi e ser pequeno, mas gordinho.

Agora vamos ao site Gizmodo que fez cobertura especial do evento.

Nokia CK-15W Bluetooth Display Car Kit. É uma telinha bluetooth para controlar seu celular. Para a realidade brasileira pode até ser interessante, desde que seu carro tenha um insulfilm bem escuro para não chamar muito a atenção. Para os mercados europeus e americanos, onde os carros já vem com telas gigantes para GPS e preparação para celulares, acho que ele não agrada muito. Eu não teria um treco destes. A duplinha fone bluetooth e comandos de voz são a melhor opção para celular no carro.

O pessoal do blog gizmodo ficou babando pelos celulares asiáticos que tem telas que deslizam, rodam e outras coisas mais. Improvável em mercados ocidentais, graças a deus, não vejo qual o grande barato de ter uma tela móvel. Telefones celulares devem ter a menor quantidade de partes móveis possíveis PONTO.

Ramirez acredita cegamente que a Sony Ericsson pode substituir um iPod. Não vejo como. Enquanto a maioria dos celulares insistir em fazer plugues proprietários para fones de ouvido, nenhum celular poderá ser um DAP de verdade. DAP quer dizer Digital Audio Player, caso você não tenha captado. 😉

O Quark smartphone da Nvidia, sim você leu certo, Nvidia, é apenas um conceito, mas promete um visual bacana pois o seu cérebro é um GPU/CPU GoForce 6100. Tela sensível ao toque de 3″ e capacidade multimidia. Nenhuma informação adicional. Ano que vem tocamos neste assunto novamente! 😉 Próximo!

Top 10 celulares da 3GSM segundo Gizmodo. Concordo apenas com o Nokia 6110 que tem GPS, o LG Prada, que não é Vaporware como o iPhone, Nokia N77 e um celular da Samsung que parece bacana, mas eu jamais teria.

O engadget também fez seu artigo resumo e lá você verá alguns dos destaques que destilei para você. Chamam a atenção na lista deles o ALP (access linux plataform) que é o sistema operacional que a empresa que comprou o PALM OS está desenvolvendo. E o hands-on com o Neonode N2, que apesar de tecnologicamente atrasado em funções de celular, chama a atenção por sua interface parecida com a do iPhone e LG prada.

Infelizmente o blog TNow, não publicou nada sobre a 3GSM, mas o Meiobit tem dois artigos a respeito. O primeiro fala da cruzada da Skype para oferecer serviços de VoIP em celulares e o segundo fala do Second Life para celulares. O primeiro é útil e o caminho, mas o segundo é perda de tempo.




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: