Detectores de incêndio: agora em vídeo




Talvez eu seja o único infante que observa os sistemas de detecção de incêndio nos lugares que eu visito. Na sexta feira passada alertei para os responsáveis pela infraestrutura sobre o alarme de um detector de fumaça que ninguém percebeu, apesar do sistema de automação. O mais provável é que o alarme do detector seja relativo ao nível de carga da bateria interna. Nada grave, já que poucos metros de distância havia outro detector de fumaça.

Os detectores de fumaça e de incêndio são bem low-tech. Um contém uma ampola que explode e libera a água sob pressão e o outro apenas detecta partículas no ar. Surgiu agora um novo método de detecção de incêndio que utiliza câmeras de vídeo normalmente utilizadas para segurança privada.

Segundo o artigo da New Scientist o invento é de um engenheiro da Universidade do Oeste de Sydney que criaram um software que é capaz de analisar imagens captadas por cameras de segurança e determinar que a mata está pegando fogo. É questão de tempo até a tecnologia esteja disponível comercialmente e com escopo maior que apenas detecção de fogo em mato.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: