Dicas para economizar bateria do iPhone




iPhone_MaximizePower

Em 2009 eu comprei meu primeiro iPhone. Já naquela época tempo de bateria era algo que me incomodava. Eu comprei um 3GS e depois de alguns dias pesquisei e testei algumas receitas que me fizeram tirar o máximo da bateria balanceando os recursos em uso e claro, utilizando de maneira racional realmente o que eu precisava. Passados dois anos, o consumo de bateria ainda atormenta as duas gerações que foram lançadas após o 3GS. Contudo, as dicas não mudaram muito.

  • Desative o Push do email
    Uma das coisas que eu mais escuto as pessoas reclamarem é da quantidade de mensagens que chega as caixas de entradas no trabalho e no email pessoal. Se este é um motivo de reclamação, pra que ser notificado no exato instante no qual a mensagem chega? São tantas mensagens que o aparelho fica o tempo todo alarmando e fazendo barulho. Não há necessidade de tal configuração. Minha recomendação é desabilitar o push e também a verificação por tempo. Verifique manualmente as suas mensagens que além de economizar bateria você ainda se torna mais produtivo com menos interrupções e distrações. Eu desativei este recurso.
  • Desative Serviços de Localização
    Nem sempre você precisa saber onde está através do GPS do seu iGadget. Se você não usa este recurso o tempo todo, nada mais natural do que desativar. GPS usa mais bateria do que você gostaria e desativa-lo pode economizar bateria, contudo, sem ele você não vai poder usar aquele prático recurso que a Apple oferece para localizar o seu iPhone, caso você seja roubado ou esqueça o seu iPhone em algum lugar. Eu mantenho este recurso ligado.
  • Evite usar 3G e prefira navegar no WIFI
    Esta dica parece idiota, afinal, pra que usar um smartphone apenas em redes WIFI? Bom, a dica é evitar, mas não deixar de usar o 3G. Navegar na internet utilizando 3G consome significativamente mais bateria do que pelo WIFI. Em determinados casos, 3G não é necessário, como no caso de download de mensagens de email. Você pode tranquilamente usar o EDGE, mas fique avisado que o tempo para baixar as mensagens pode ser consideravelmente maior. O que eu pratico é ativar o 3G apenas quando necessário e sempre que posso tento usar redes WIFI.
  • Desabilite notificações desnecessárias
    Vários apps oferecem notificações sobre novidades, pedidos de amizade e outras informações que parece ser relevantes, mas não são. Você deve avaliar quais notificações são realmente importantes e desativar o que for inútil. Notificação de um novo seguir no twitter é realmente importante? Se não, desative.
  • Feche aplicações que você não esteja usando
    O iOS oferece depois da versão 4 uma lista de apps em execução. Os apps na verdade estão apenas abertos e consumindo memória. Ou seja, todo app que você abriu, vai estar lá pronto para uso novamente. O que você deve fazer é, regularmente, fechar todos os apps. Isto vai gerar economia de bateria. Faço isto pelo menos a cada dois dias.
  • Desligue o seu telefone de tempos em tempos
    Uma das coisas que eu aprendi depois de tantas atualizações de firmware e fechamentos de apps inesperados é que um boot no iPhone ajuda. O boot é apenas o ato de desligar o telefone e religa-lo. Atenção que não é apenas travar, mas sim desligar. Em determinados casos, até mesmo um reset ajuda.
  • Diminua o brilho da tela
    Tudo bem que o iPhone tem um sensor de luz que aumenta o brilho e também o diminui dependendo da luminosidade do ambiente, mas configurar o brilho entre 1/3 e 1/4 ajuda bastante a economizar bateria.

Com dicas do LifeHacker e Gizmodo.




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: