Dicas para fazer Time Lapse com GoPro




NewImage

No feriadão eu viajei à convite da Ford para conhecer o New Fiesta que foi apresentado à mídia durante a realização dos X Games. Coloquei a GoPro pra funcionar e além de gravar dois time lapses, gravei alguns vídeos e capturei algumas fotos.

Coloquei a à prova durante um passeio de barco onde fiquei completamente encharcado e também andando na passarela que fica entre as duas quedas d’água mais famosas do parque nacional. Durante o passeio percebi que eu não era o único no grupo com GoPro no bolso. Também percebi que a GoPro é fantástica para quem viaja sozinho, pois esticando o braço pra longe e apontando ela pra si mesmo você sempre sai na foto. Não tem como errar. Vi muita gente fazendo isto. 

Para tirar fotos não é muito prático, pois não tem como saber se a imagem ficou boa, mas para gravar vídeo fica ótimo. Como os cartões de memória hoje em dia são enormes, o que você sai tirando várias fotos e descarta depois as que ficarem ruins depois de transferir para o computador. Uma coisa certa: Você vai sair como um borrão escuto se tentar tirar uma foto de si mesmo na frente de um fundo muito claro. Numa câmera digital normal você compensaria este problema utilizando o flash, coisa que a GoPro não tem!

Durante os time lapses que capturei percebi que você precisa ficar atento aos detalhes para garantir que a captura do seu time lapse vai sair bom. Anote:

  • Se você for fazer uma captura que começa durante o dia e termina à noite, recomendo ajustar o tempo de captura para ter intervalo mínimo de 2 segundos. Abaixo disto o time lapse noturno se resumirá a um borrão preto. Também só tem duas configuração abaixo disto, sendo que uma delas requer um cartão de memória compatível com a velocidade de gravação das imagens. Então não tem como errar.
  • Time Lapse com a GoPro presa no carro é muito bacana, mas você precisa ter atenção ao paragrafo anterior. Se você for passar por um túnel, vai ficar ruim, pois a melhor configuração para time lapse dirigindo é a captura de uma imagem por segundo. Qualquer coisa acima disto faz o vídeo final ficar muito rápido. Como o túnel não é bem iluminado, você terá um pedaço do time lapse escuro demais para ver os detalhes.
  • Se você for prender a GoPro ou posicioná-la na frente de um vidro, lembre-se de se livrar dos reflexos que objetos luminosos podem causar no vidro. O melhor é posicionar a GoPro o mais próximo do vidro possível. Eu prendi a minha na janela do quarto para capturar o por do sol, mas ao ligar o abajur do quarto, acabei estragando as imagens que capturei.
  • Time Lapse dirigindo é o que eu mais gosto de fazer, mas para tal, você precisa prender a GoPro do lado de fora do carro. Eu tenho o costume de prendê-la na parte superior do parabrisas, assim você pega um pedaço do capô do carro, mas para ter uma captura perfeita, você precisa garantir que a câmera está no centro do carro e alinhada para não ficar torta. Recomendo você ficar a alguns passos do carro bem na frente dele e verificar o alinhamento.

Como nos outros time lapses que fiz, utilizei o GoPro CineForm para transformar a seqüência de imagens em vídeo. Tudo na configuração padrão. O GoPro CineForm é ótimo para realizar os pequenos ajustes que você talvez tenha que fazer. Uma das coisas que eu fiz no time lapse do test drive do New Fiesta 2014 foi rotacionar a imagem do primeiro trecho. Não notei que a câmera estava ligeiramente inclinada e para não perder o conteúdo, resolvi fazer este ajuste, que criou dois triangulos nos cantos da imagem.

Depois de usar o CineForm parti para o iMovie onde fiz toda a edição e sonorização. As imagens com o logotipo dos meus blogs foram criadas no Photoshop. O vídeo final teria resolução de 720, então criei imagens com esta resolução. Os títulos foram incluídos no próprio iMovie que tem esta funcionalidade. O mesmo processo foi feito com as músicas. Baixei-as de um site que permite a utilização de músicas sem pagamento de royalty e podem ser usadas em videos do YouTube para monetização. Só precisei arrastá-las para os pontos que eu queria e voilá! O iMovie tem uma funcionalidade que permite editar o audio e cortar as partes que não precisas, usei isto para dar a impressão que o vídeo foi sonorizado com uma única música.

Confira abaixo o time lapse do test drive. Conheça o New Fiesta 2014 no Pardal Carioca.