Dicas para usar melhor o seu Windows 7




O Windows 7 é muito melhor do que o Vista. Não que ele seja totalmente diferente, afinal, ele só mudou um pouco de cara, mas debaixo de todos os códigos ele não é muito diferente que o Windows Vista, mas está longe de lembrar o Windows XP.

Se você não se convence fácil e não acredita cegamente no que eu digo. Sério, o Windows 7 é melhor que o Vista e o XP juntos! Aqui vão alguns motivos para você adotar a nova versão do sistema operacional da Microsoft.

Calculadora

Ele finalmente foi refeita e agora em várias funções a mais que nenhuma outra calculadora do Windows jamais teve. Quando você abrir a calculadora, vai achar que nada mudou, mas assim que você explorar o menu “mode”. Se os modos de calculadora não forem suficientes, tem ainda o menu “options” onde você vai ver que dá para fazer conversões de unidades, calculo com datas além de templates ao estilo planilha que permitem calculo de consumo do carro e juros de investimentos e financiamentos.

Projetor/Datashow

Se você tem um notebook e costuma utilizá-lo para apresentações, já deve ter sofrido para fazer ajustes com a tela para colocar a imagem no monitor e no projetor ao mesmo em versões anteriores do sistema operacional da Microsoft. Agora a coisa é bem mais simples. Você pressiona Win+P e seleciona o modo preferencial de exibição. Prático, não?

Modo de apresentação

Assim como a tecla WIN+P ajuda na hora de selecionar o modo de operação com um projetor conectado à ele. Você agora tem o WIN+X que abre o Mobility Center que ajuda a configurar uma dezena de opções que você tinha que fazer manualmente. Durante uma apresentação você costuma desativar o protetor de tela, muda o volume, e muda até mesmo o papel de parede.

Virtual WIFI

O Windows 7 tem uma funcionalidade nativa que permite que ele vire um Access Point WIFI e com isto você possa acessar a partir do seus dispositivos WIFI a internet através do seu notebook. Se o seu computador portátil tem um modem 3G embutido ou se você tem um modem USB, a solução é perfeita. Você ativa o Virtual WIFI e seu iPad, por exemplo, pode se conectar a rede WIFI que seu notebook transmitir e assim ele passa a navegar na internet.

A funcionalidade porém não serve para todos os hardwares. Somente alguns fabricantes forneceram drivers que os tornam compatíveis com o Virtual WIFI. Para ativar, a recomendação é usar um programinha do Codeplex e ver um tutorial de como tirar proveito deste recurso.

Teclas de atalho

O W7 tem uma penca de teclas de atalho novas. Algumas já mencionei acima. Os ícones dos programas da taskbar. Se o primeiro programa da lista de ícones for do Internet Explorer, se você pressionar WIN+1, ele será acionado, o segundo programa ao lado direito dele pode ser acionado pela combinação WIN+2.

Se você apertar WIN+seta pra direita ou esquerda vai fazer com que a tela ativa seja colocado do lado esquerdo ou direito da tela. Bastante prático quando você precisa ler algo de um programa/janela e escrever em outra. ALT+P mostra ou esconde a tela de preview do Windows Explorer. Já ALT+G mostra os gadgets em cima das outras janelas.

WIN+seta pra cima ou pra baixo faz com que a janela em primeiro plano seja minimizada ou restaurada. Já para ativar a lente de aumento para dar um destaque em determinado elemento da tela, basta apertar WIN e o sinal de +. Isto dará um zoom in. Para dar menos zoom, WIN e o sinal de -.

Para minimizar todas as janelas, menos a ativa, pressiona WIN+tecla home.

Limite de tempo de uso e jogos

Pais agora podem criar limites e políticas de uso do computador. No painel de controle existe uma opção “Parental Control”. Lá é possível determinar quais programas podem ser executados e em qual horário do dia.

Papel de parede que troca sozinho

Acredita que isto é possível? Pois é! existem alguns temas para o Windows 7 que permitem que o papel de parede seja mudado a partir de uma fonte de RSS. Para saber mais sobre o assunto recomendo ler este, este artigo e também conhecer um negócio chamado FrameIt.

Além de poder utilizar RSS, você pode também selecionar mais de um papel de parede. Para isto basta seleciona as imagens pressionando CTRL. Você pode ainda determinar de quanto em quanto tempo as imagens são trocadas e se elas são mudadas de maneira aleatória ou seqüencial.

Dois monitores

Quer mudar uma janela de um monitor para outro sem ter que usar o mouse? Existe uma tecla de atalho para isto. Pressiona WIN+shift+seta pra direita ou esquerda. Isto fará a janela ir para o monitor da direita ou da esquerda.

Para conhecer mais dicas de como melhor usar seu Windows 7 e descobrir coisas que você não sabia que ele tinha, acesse uma das páginas abaixo. Eu listei apenas algumas das coisas que eu achei interessante e acabei terminando o artigo por falta de tempo de escrever mais, os links abaixo são apenas alguns que eu colecionei para escrever este artigo. Aproveite. Se você tiver alguma dica, compartilhe utilizando o espaço dos comentários.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: