Dicionário coletivo




Encontrar um dicionário em Português está dificil. A melhor opção é utilizar o Dicionário da Priberam Informática. É um dicionário de Língua Portuguesa, mas é português continental. Sabe do que falo? Português de Portugal! Ficou claro? Então ok.

Navegando por aí, sabe, assim, sem que nem pra quê… Descobri o Wikicionário. A idéia por trás dele é a mesma da wikipedia.

Comparando estes dois dicionários, o primeiro tem mais de 90 mil entradas, o segundo tem aproximadamente a metade. E o mais legal do wikicionário é que existe um comparativo no final da página principal que mostra os demais wikicionários em línguas como Russo, Alemão entre outros. Fica claro que os demais países tem muito mais senso de coletividade que os Brasileiros e Portugueses.

Aqui no Brasil, além das opções online que descrevi, tem ainda algumas opções para quem tem planos de acesso a internet pelo UOL. E complementando, para quem tem máquinas com Windows instalado pode baixar o Dicionário Aulete que por enquanto é gratuito e disponível para download na Globo.com. Após a instalação é necessário criar um login e senha e ter conexão com a internet funcionando para usar o programa. Infelizmente o contrato de utlização não permite que se utilize o produto de maneira comercial, mas em casa não tem problema algum.




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe um comentário

3 Comentários

  1. Com certeza. O sentido de “colaboração” é uma coisa que não pega no Brasil. De todo modo, é sempre importante, para quem escreve principalmente, ter um dicionário por perto. Seja online ou real.

    Abraços.

    Responder
  2. o mais estranho, Pedro, é que nós brasileiros somos tão solidários, mas não conseguimos ser da mesma maneira online. Uma pena.

    Responder
  3. o que eu achei mais estranho e que nòs brasileiros somos táo solitario

    ABRA;OS

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: