Dispositivos com noção de contexto




Durante algum tempo eu tinha um programa chamado MarcoPolo no meu Mac, que ajudava a automatizar certas configurações baseado na rede wireless que eu estivesse conectado e outros parâmetros ainda. Eu o usava mais por conta do iTunes que tinha sua biblioteca no meu Time Capsule. Hoje em dia, não preciso mais disto por conta de tudo estar no iMac.

Contudo, a idéia por trás do MarcoPolo é muito boa e não por menos, a Nokia resolveu implementar contexto em seus smartphones. A idéia não é nova, mas os smartphones estão com cada vez mais sensores e informações para tomar decisões baseada nelas. Através de um algoritmo chamado Jigsaw, é possível levantar informações dos acelerômetros, microfone, antenas e GPS para determinar se você está andando, correndo, dirigindo ou andando de bicicleta. Em cima deste algoritmo aplicações para iPhone e Nokia chegarão em breve aos seus mercados.

Assim como o MarcoPolo, no Android existe um app que ajuda nisto o smartphone a determinar contexto. Ele se chama Locale. No Symbian, da Nokia, o App se chama Nokia Situations. Veja sua apresentação.

Com ele dá para mudar o ringtone, envio de SMS para ligações não atendidas, desligar o bluetooth para economizar energia quando você está dormindo e muito mais. Seu download é grátis, porém requer que se você se registre no sida da Nokia.

Via New Scientist.




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: