Dreamhost mudou seu blog de servidor e ele deixou de funcionar?




Na semana passada a Dreamhost resolveu me dar bom dia de um jeito diferente. Enviou um email avisando que meus blogs foram movimentados para um novo servidor. O motivo não veio no email, mas sendo uma hospedagem compartilhada, pouco importa. Assim que li o email, que vinha recheado de recomendações e ajustes de configuração, caso alguma coisa tenha deixado de funcionar, fui testar meus dois blogs lá hospedados.

O primeiro teste foi bem sucedido. Nada quebrado, tudo funcionando. Já o segundo blog, o caracamaluco.com, nada feito. Não era possível acessar absolutamente nada. Nem a página de administração. Por um instante fiquei sem saber nem por onde começar. Entrei na página de administração da Dreamhost, mas nada consegui tirar de lá, voltei então para o email com o sem número de recomendações.

Peguei a primeira recomendação e fui à luta. Aliás, a recomendação diz o seguinte:

If a website isn’t working, please make sure you don’t have anything like “/home/.SOMETHING/username” in any of your sites’ scripts. Instead, it should just be “/home/username”. If your site brings up an error with something between /home/ and /username/, then the path in one of your configuration files is incorrect and will need to be updated. If you don’t know how to do this, please contact us and we’ll be happy to assist you with it!

A tradução é a seguinte: Se você tem algum código customizado no seu dominio que aponta para “/home/.algumacoisa/nomedeusuario” você deve trocar para “/home/nomedeusuario”. A grande pergunta era como eu vasculharia os inúmeros arquivos da instalação do WordPress para achar este texto? Eu saco muito pouco de linux, mas graças ao google fui capaz de descobrir dois comandos fundamentais para acertar todos os arquivos com o caminho errado.

A primeira tarefa é encontrar o comando para identificar os arquivos que possam ter a referencia ao caminho errado. Para tal, encontrei numa página através do google que diz que eu deveria rodar o comando abaixo:

grep -lir “/home/.” *

Isto vai gerar uma lista de arquivos que precisei abrir e trocar a referencia errada pela certa. Para minha sorte apenas um arquivo tinha a referencia e ele foi fácil de editar. Porém, se o arquivo for muito grande, a dica para achar o texto errado usando o editor vi é preciso ditar “/home” isto fará o cursor se movimentar até a ocorrência. Eu descobri isto através do Tech-recipes.




Artigo Anterior
Próximo Artigo

Leia Também


Deixe um comentário

1 Comentário

  1. Caso existissem muitos arquivos, bastaria usar o sed para trocar todos de uma vez.

    Abraço

    Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: