Duplicando arquivos de 3 maneiras diferentes no OS X




Eu fico impressionado com a quantidade de funcionalidades existentes nos programas e sistemas que usamos diariamente. Muitas das funcionalidades são muito úteis, mas acabam passando em branco ou desapercebidas por falta de documentação ou vídeos explicativos. Recentemente comentei sobre este caso com um programa bastante popular: O Tweetie for Mac.

O Tweetie é um programa pequeno e até dá para cair no modo “exploratório” para descobrir como tudo funciona, mas no caso do sistema operacional a coisa pode ser um pouco mais complicada. Hoje eu descobri que existem 7 maneiras diferentes de você duplicar um arquivo dentro do OS X.

  • Copiar e colar através de CMD+C e CMD+V
  • Duplicar através de CMD+D
  • Arrastar e soltar com tecla OPTION pressionada
  • Copiar e colar através do menu contextual
  • Copiar e colar através do Menubar
  • Duplicar através do menu contextual
  • Duplicar através do Menubar

Eu sei que alguns destes modos são o mesmo método acessado através de outra maneira, mas basicamente são 3 métodos destintos. E eles figuram nas 3 primeiras posições da minha listinha.

Talvez o que não fica percebido é que ao utilizar o terceiro método (arrastar e soltar com OPTION pressionado) o arquivo recebe uma atenção especial ao ser nomeado. O que o OS X normalmente faz é colocar o mesmo nome de arquivo com a palavra “COPY” no final. Se você fizer isto repetidas vezes ele vai fazer “COPY 2”, “COPY 3” e por aí vai.

Se o arquivo que você está querendo duplicar terminar em número e você usar o métodos de arrastar e soltar com OPTION ativo ele não vai colocar o “COPY” no final do nome do arquivo. Ele vai incrementar este número automaticamente. Legal né?

Nos demais métodos o “COPY” sempre será incluído no seu adorável nome de arquivo. Aliás, se o OS X estiver em outra língua, nem sei se ele coloca a devida tradução. Boa pergunta. Alguém aí usa o OS X em outra língua que não o inglês?

Via Mac OS X Hints.




Leia Também


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: