E não é que SSD tem problema de performance?




Eu sempre tinha entendido que o estes novos dispositivos de armazenamento baseados em memória de estado sólido, vulgos SSD, fossem melhores em tudo exceto em preço. Pois agora me aparece um artigo dizendo que a tecnologia destes SSD tem um sério problema na forma que dados são gravados em áreas antes ocupadas. A queda de performance de gravação nestas áreas chega à 70%.

Isto mesmo. Se você consegue gravar numa área limpa à 66MB/s, numa área suja a gravação de dados pode cair para 23MB/s. A solução para este tipo de problema é o TRIM que precisa ser suportado diretamente pelo Sistema Operacional e pelo firmware do SSD. No Windows 7 o suporte é nativo, então nada de se preocupar.

E no OS X? Existe suporte para o TRIM? Não há informação certa, mas nos testes realizados pelo bit-tech, o OS X parece não sofrer de problemas de performance como o Windows. Existem diversas teorias e explicações possíveis, mas o mais provavel é que a implementação do sistema de arquivos do OS X (HFS+) conta com mecanismos que não o fazem precisar do TRIM como o NTFS precisa.

Se você ficou intrigado e quer saber mais detalhes, veja o artigo com a avaliação completa do SSD no OS X. Para saber mais sobre o TRIM, veja o artigo na wikipedia.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: