É possível economizar bateria no smartphone?




Claro que é. O que você faz com seu smartphone para economizar bateria? O mesmo que eu! Desliga o wifi, o bluetooth e o 3G. Simples assim. Isto faz a bateria do seu espertofone durar dezenas de horas, quando você não está utilizando seus fantásticos recursos, é claro.

Este tipo de conclusão você mesmo pode tirar. Basta testar. Acontece que ter um smartphone e deixar tudo isto desligado é meio que idiota. Pra que você tem um smartphone se não o usa para acessar a internet? Só para mostrar que você tem um, né? Ser cool? Estar no hype junto com a galera… Pois bem, para nossa sorte, os nerds estão sempre empenhados para que seus brinquedos sejam ainda melhores. E nós, meros mortais seguidores de modinhas, podemos continuar sendo cool. (ou não).

Cientistas da Universidade de Michigan, nos EUA, conseguiram fazer uma mudança no funcionamento do WIFI e assim conseguem economizar até 54% de bateria, mesmo com ele ligado. A técnica utilizada se chama E-MiLi. Lembra um pouco o Milli Vanilli, mas não tem nada a ver. A sigla quer dizer Energy-Minimizing Idle Listening. A tradução disto para termos menos nerdianos é que a velocidade do processador que é o cérebro do rádio WIFI é baixada para 1/16 avos de sua velocidade normal enquanto não há atividade. Quando alguma coisa precisa ser feita, o processador é acordado e volta a funcionar em sua velocidade normal novamente.

A mudança parece simples e nada geniosa, mas sua adoção nos smartphones requer ainda menos. Basta um novo firmware para o processador de WIFI e novos softwares nos smartphones capazes de empregar a tecnologia.

Enquanto a tecnologia não chega, que tal ver dicas mais práticas de como economizar a bateria do seu smartphone? Clique aqui e aprenda!

Via ThirdAge.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: