EBAi = Encontro Brasileiro de Arquitetura de Informação




Você sabia deste encontro? Não? Então fique sabendo que ele deve acontecer em Outubro, dias 19 e 20 na cidade da garôa.

Pelos próprios o EBAi é:

O 1º Encontro Brasileiro de Arquitetura de Informação é primeira conferência focada em Arquitetura de Informação no Brasil. Idealizada por profissionais da área e com apoio do núcleo de pesquisa de Design de sistemas virtuais centrado no usuário da ECA/USP, ela visa promover um maior debate a respeito dessa disciplina. Todos os interessados no assunto estão convidados a participar.

Sendo que Arquitetura da Informação tem a seguinte definição:

É uma disciplina nova que emergiu da necessidade de organização do sempre crescente fluxo de informação que nos atinge diariamente, particularmente nos meios digitais. À medida que interfaces complexas se tornam cada vez mais presentes e importantes em nossas vidas, o papel do arquiteto de informação passa a ser essencial nos mais variados tipos de projetos.

Não existe um consenso a respeito de uma definição da área, mas segundo o Instituto de Arquitetura de Informação, podemos defini-la como:

1. O design estrutural de ambientes de informação compartilhados.
2. A arte e a ciência da organização e categorização de sites, intranets, comunidades on-line e programas de modo a facilitar sua usabilidade e “encontrabilidade”.
3. Uma comunidade de prática emergente focada em levar os princípios do design e da arquitetura ao ambiente digital.

A partir desta definição vemos que esta é uma área intrinsecamente interdisciplinar, que utiliza conceitos de ramos do conhecimento tão distintos como biblioteconomia, desenho industrial, psicologia, linguística, lógica, cognição, administração e jornalismo.

Tá claro? Então reserve os dias no calendário e compareça. 😉

Banner do 1º Encontro Brasileiro de Arquitetura da Informação




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: