Eclipse lunar e um monte de explicações sobre o fenômeno




Amanhã é dia de eclipse lunar para boa parte do planeta, mas nós na américa do sul não teremos a sorte de acompanhar este eclipse. O vídeo abaixo foi produzido pela NASA e mostra em quais regiões do planeta o eclipse lunar poderá ser visto. O que mais me chamou a atenção neste vídeo foi o fato de que além de falar sobre o eclipse e convocar os entusiastas para assistir o fenômeno nas regiões do planeta onde é possível acompanhar, é o que explicações importantes são dadas.

Curiosos como eu ficam se perguntando de como é possível a Lua ficar vermelha na sombra da Terra, mas o fato é facilmente explicado pelo fato da luz do Sol atravessar a atmosfera da terra e por conta de refração e a distância da Lua à Terra a coloração é determinada. Também influencia o fato de existirem partículas suspensas na atmosfera e também presença de outras substâncias que podem influenciar na refração da luz que penetra a atmosfera.

Já sobre o tamanho da Lua quando perto do horizonte, sempre achei que a atmosfera atuava como uma lente de aumento, por conta da quantidade maior de ar entre o objeto e o observador. Enfim… abaixo o vídeo bacana sobre o  eclipse lunar.

Veja mais aqui.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: