Editor de artigos para blog no Mac

Ontem resolvi fazer atualização do meu iMac, computador que mais uso em casa, e que posso também afirmar que é meu computador de trabalho, para o OS X 10.7, o Lion. O motivo para a atualização foi bem simples. Eu queria usar o iCloud, pois durante a semana o meu iPhone e iPad foram atualizados para o iOS 5 e a funcionalidade precisa do Lion no Mac para estar em sua gloriosa forma.

Munido apenas com minha Apple ID, pois o notebook já rodava o Lion desde a semana seguinte ao lançamento, fui à Mac App Store e tratei de fazer o download para o iMac. Procedimento simples e fácil. Jamais achei que a atualização do meu computador fosse ficar tão simples. Após o download do instalador, cliquei em Next algumas vezes e após dois boots o iMac estava atualizado com todos os meus programas instalados. O mais impressionante é que mesmo fazendo o upgrade, não precisei fazer o download de todos os patches do 10.7. A Apple já mantém o último instalador na Mac App Store atualizado com os últimos patches. O 10.7.2 foi instalado de prima e sem dor. A única coisa que tive que fazer foi reautorizar o acesso de alguns programas ao keychain para usar as minhas senhas cadastradas de email e claro, configura o iCloud.

Após a alegria de ver as coisas funcionando corretamente no Lion, resolvi fazer o meu trabalho semanal de atualizar os blogs do conglomerado de publicações online sob minha responsabilidade. Executei o Blogo e tomei de cara uma mensagem de erro. Cliquei em ok, reabrir e só tomando erro na cara. Entristecido, imaginei que o problema fosse meu, mas como conheço o pessoal que desenvolve, resolvi enviar uma mensagem de email. Pensei enquanto escrevia: Será que eu reinstalo? Deve ser problema da licença. Removo tudo e começo do zero e funcionará. Depois de mandar o email, resolvi compartilhar minha dor no Twitter e para fazer a instalação novamente do zero, disparei para o site onde o Blogo é vendido.

Lá me deparei com a maior tristeza de ter feito upgrade para o Lion. Uma mensagem num adorável laranja (uma das minhas cores favoritas) anunciava o que eu jamais acreditaria acontecer. O Blogo 1.3 é incompatível com o Lion e não terá atualização para torná-lo compatível. Pior ainda é que o problema do Twitter também não foi resolvido. E nem será. Enquanto versão, o Blogo 1.3 está morto. Não há mais suporte para ele e por conta disto, deixou de ser vendido. Uma pena.

myWPEdit Image

Porém, nem tudo está perdido. O Blogo 2.0 está no forno, mas seu ritmo de desenvolvimento está bem mais devagar do que o Blogo 1.x tinha. Tudo para garantir que a nova versão tenha a menor quantidade de erros possível. A única coisa chata é que agora, eu, blogueiro, estou sem ferramenta de trabalho e com produtividade completamente comprometida. O Blogo caiu como uma luva no meu processo de trabalho e garantia facilidades e agilidade na hora de publicar artigos. Agora sem ele, me deparei com o horror do trabalho manual e arriscado de criar artigos diretamente na interface de publicação do WordPress na página de administração. Não. Isto não é pra mim.

As alternativas seriam comprar a licença do MarsEdit, editor que eu não gosto, mas que resolve, contudo, não gosto do programa. Acho ele atrasado. Após usar o Blogo, aliás, qualquer editor parece atrasado e antiquado. Eu já recorri ao MarsEdit no passado, enquanto o Blogo sofria de alguns apagões momentâneos e passar a usá-lo como solução definitiva me incomoda profundamente.

myWPEdit Image

Como tudo na internet é bem dinâmico, resolvi me lançar à busca de um editor de artigos para o WordPress. São Google, num sábado frio e com leve chuva, não me decepcionou. Me apresentou o myWPEdit. Editor atualizado para as últimas novidades do Lion e capaz de atualizar meus blogs com maestria. Certamente ele não é tão belo e charmoso quanto o Blogo, mas resolve bem. Está disponível na Mac App Store por 9,99 dólares, mas existe uma versão grátis, sem restrições de funcionalidade e sem limite de tempo de uso, que você pode baixar do site do desenvolvedor. A única coisa chata é que uma tela chata de “Registre-me” aparece toda vez que você for escrever algo nele.

Após usá-lo para escrever dois artigos, já notei que ele não é tão prático quanto o Blogo, mas que ele resolve com a tarefa de criar artigos. Ele tem algumas falhas no editor WYSIWYG e a falta de um modo para alternar HTML e Rich Text faz falta.

Mas para uma versão grátis e alternativa ao Blogo, enquanto a versão 2.0 não vem, acho que está pra lá de bom.


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *