EGNOS GPS é o GPS apurado para Europa




Você sabia que o sistema de GPS é dos EUA? Sabia que ele é mais preciso do que na verdade é? A precisão mais apurada de posicionamento do GPS só está disponível para aplicações militares e insatisfeitos com esta falha de até 60 pés, que dá algo em torno de 18 metros, os europeus criaram o EGNOS, que melhora a precisão para até 6 pés, ou seja, 1,8 metros.

Para conseguir o feito, a ESA, Agencia Espacial Européia, colocou no ar 3 satélites e criou 40 estações terrestres. Porém para poder aproveitar a precisão maior, que só existe naturalmente dentro do blocos dos 27 países que definem a comunidade européia, você precisa de um dispositivo compatível. O iPhone, Palm Pre e Smartphones com Android de geração atual ainda não são compatíveis, mas a expectativa é que em breve eles incorporem o hardware necessário para aproveitar a maior precisão.

Aliás, o EGNOS é o primeiro passo para que a Europa tenha a sua própria rede de GPS que se chama Galileo e deve ir ao espaço (no bom sentido) em 2013 e funcionar a partir de 2014.

Via PCWorld.




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: