Emulador de OS X




Eu sempre quis rodar o OS X Mac OS na minha máquina nos tempos onde era virtualmente impossível ter um Mac. Impossível pois era caro e os meus recursos financeiros para informática era limitados. Em 1995 eu viajei pela primeira vez para os EUA e lá eu comprei uma impressora que era capaz de funcionar no Windows e no OS X Mac OS.

A impressora quebrou e eu não comprei um Mac. Depois de um tempo, as minha máquina com Windows foi melhorando e acabei fazendo o óbvio. Dar cara de Mac para o meu Windows. Era uma busca contínua para ter as fontes do Mac, aparência do Mac, gerenciador de janelas que fosse possível instalar no Linux ou no Windows para satisfazer meu desejo.

Em 2007 ou final de 2006 consegui finalmente comprar meu primeiro Mac. Foi uma máquina seminova que comprei através do Mercado Livre. Meses antes ou já tinha chegado ao ponto de baixar o OS X modificado para instalar no meu hardware. Tudo por conta da adoção pela Apple dos processadores Intel. Claro que a experiência não foi tão boa e capaz de me satisfazer.

Hoje ainda existem maneiras de fazer o seu ‘Hackintosh’, termo que denomina uma máquina não-feita pela Apple para rodar OS X Mac OS. Até mesmo máquina virtual tem pronta para você fazer esta coisa pouco prática.

O SheepShave entra exatamente nesta última maneira. Ele é um emulador de OS X Mac OS até a versão 9. Ele emula o processador PowerPC que existia antes do processador Intel tomar a Apple de arrastão. Preciso porém fazer alguns avisos:

 

  • Ele roda bem em máquinas com PowerPC, em outras plataformas ele roda bem lento
  • É necessário ter os CDs de instalação do OS X Mac OSentre a versão 7.5.2 até 9.0.4
  • Emulador existe para OS X, Windows e Linux



Leia Também


Deixe um comentário

2 Comentários

  1. fabio

     /  30/05/2011

    Mac OS X é apenas da versão 10 para frente, lançado em 2000. Antes disto é apenas Mac OS (sem o X) ou simplesmente Mac OS Classic. Ou seja é Mac OS 9, ou system 9, mas nunca MAC OS X 9. Valeu?

    Responder
  2. Master

     /  30/05/2011

    Cara, o sistema operacional da Apple só ganhou X no nome depois da versão 10, até a versão 9 ele só se chamava Mac OS.

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: