ESET detecta novo golpe voltado a usuários do Facebook




Ao divulgar um balanço das principais ameaças à segurança da informação detectadas no último mês de março, os especialistas dos laboratórios da ESET citaram o surgimento de um adware – programa que exibe propagandas e anúncios na tela do computador, sem autorização – voltado a usuários do Facebook. O golpe utiliza como chamariz um recurso para trocar a cor de fundo da página da rede social, de azul para rosa.

NewImage

Sob o pretexto de realizar a troca de cor, o adware direciona o usuário do Facebook para um site infectado com um código malicioso, detectado pelo ESET NOD32 Antivirus como uma variante do HTML/SrcInject.B.Gen.

Uma vez no site, a vítima é estimulada a realizar uma verificação de suas informações, por meio do preenchimento de um formulário de adesão a um serviço de envio de SMS (mensagem curta de texto para celular). Após colocar seus dados, o usuário é direcionado a realizar o download de uma ferramenta que permite gerenciar o perfil no Facebook mas que, na realidade, é um adware que se instala na máquina da vítima.

De acordo com o relatório divulgado pela ESET, para que as pessoas não sejam vítimas desse tipo de golpe, é fundamental que sejam cuidadosos ao acessarem links, em especial, aqueles que oferecem novos recursos para o Facebook.

“Pessoas mal intencionadas têm, cada vez mais, utilizado as redes sociais, como o Facebook e o Twitter, para proliferar golpes online. Por conta disso, os usuários precisam instalar antivírus adequados nos computadores e mantê-los atualizados. Além disso, o internauta precisa adotar uma postura cuidadosa nesses ambientes, em especial, na hora em que for clicar em links ou entrar em páginas desconhecidas”, afirma Camillo Di Jorge, country manager da ESET Brasil.

Para mais informações sobre a ESET, acesse o site ou o blog




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: