Está na hora de FAZER diferente: TEDxRio




Ontem foi o TEDxRio, evento para o qual eu me inscrevi, porém não fui aceito. Consegui ir ao evento, graças ao convite do Itaú, que veio através da agência Riot. Meu primeiro contato com o TED foi em 2009, quando vi alguns vídeos através do YouTube. No começo do ano passado, divulguei o evento TED Talks que aconteceria na California. No mesmo ano eu publiquei um artigo mostrando como as apresentações (e não palestras) poderia te tocar e mudar a direção, mas não o sentido de sua vida.

O objetivo do TEDxRio foi juntar os interessados pelo Rio de Janeiro e fomentar idéias e encontros para que a cidade se torne ainda melhor do que ela já é. Percebe como este objetivo é um pouco diferente da proposta do TED, que é muito mais genérica? O TEDxRio, poderia ser TEDxCarioca, mas independente do nome a comparação com o TEDxSudeste foi incomparável.

Pra começar o evento do ano passado, TEDxSudestes, foi no planetário e pelos relatos que recebi e li, foi bem mais informal e descontraído. O TEDxRio, foi no VIVO Rio onde cerca de 1500 pessoas foram acompanhar histórias que inspiram e mostram como é o jeito carioca de ser. Além disto, muito além, as histórias estavam ali sendo contadas para inspirar, instigar ou até mesmo provocar a mudança que se faz necessário para que o Rio consiga vencer os grandiosos eventos que ele tem pela frente.

Rock in Rio, Rio+20 (evento 20 anos após a Eco 92), Olimpíadas e a Copa do Mundo. São eventos e mais eventos que podem transformar a cidade e dar um salto na melhoria de serviços e infraestrutura e também na educação cultura.

O TEDxRio abordou esta transformação em quatro blocos temáticos.

  • Visões
  • Pequenos Gigantes
  • Leveza Rio
  • Rio, Próximo Capitulo

Nestes quatro blocos nomes de peso como Sérgio Besserman, Armínio Frafa e André Urani dissertaram sobre o tema Rio. Outros nomes, que pra mim são ilustres desconhecidos, também falaram, porém em determinados casos falaram e mostram ações e idéias tão melhor que seus nomes deveriam ter o mesmo peso ou mais até do que os famosos que citei.

Segundo bloco de nome pequenos gigantes teve o objetivo de mostrar sonhos que mudaram a realidade. Helder Araújo, organizador de eventos TEDxSP e TEDxAmazonia, Ricardo Bellino, Thelma Fraga, Jorge Lopes, Rafael Mellin, Jaílson de Souza e Alex Silva foram os apresentadores.

Meu destaque foi para a história contada por Thelma Fraga. Seu projeto Grão, promove a reintegração social de egressos. Esta última palavra define as pessoas que saem da cadeia após cumprir pena por algum crime cometido. Presentes e apresentados foram 3 rapazes que foram vitoriosos em sua reintegração à sociedade e encontraram um futuro digno para viver. Se alguma emoção faltou nas apresentações da parte da manhã, esta certamente foi a primeira história emocionante, como várias que viriam na parte da tarde.

Jaílson de Souza do Observatório de Favelas fez uma apresentação acelerada e que me incomodou. Ele deu um soco em todos os presentes mostrando que a favela é um monte de coisas ruins, mas lá dentro tem um sem número de casos lindos e bons que devem ser compartilhados e fomentados.

Último bloco tem nome “Rio, Próximo Capítulo” e teve a presença de Armínio Fraga, Vera Cordeiro, André Urani, Rosa Célia e o Queremos.

As apresentações de Vera e Rosa foram novamente as emocionantes. Duas médicas que sonharam em mundos melhores para as crianças e suas famílias. Sonho, persistência e superação. É só o que é necessário dizer. Se em cada bloco há uma decepção, neste eu fiquei triste com Armínio Fraga. Ele apenas falou de maneira técnica, como um economista falaria, sobre o que o Rio de Janeiro precisa almejar para ser o que ele se propõe a ser: Maravilhoso. Durante vários anos o Rio perdeu, e agora, com estes grande eventos é necessário que ele se reencontre.

A apresentação do Bruno Natal, foi a melhor do bloco. Sem se fazer propaganda, como Oskar e Rafael Mellin, Bruno mostrou o que motivou o Queremos. “Motivação, recompensa e engajamento” os pilares do crowdfunding. E assim conseguem trazer para realizar show de grupos que em situações normais.

Frases do evento

  • “O melhor do TED são as pessoas. Platéia cheia de gente curiosa e sonhadora” palavras do @OsorioRJ
  • “Coloque um tubarão dentro do tanque no qual você vive. Não caia na zona de conforto” Ricardo Bellino
  • “Sonho, Superação e Sucesso” Ricardo Bellino
  • “Está na natureza humana aprender e passar o conhecimento” Helder Araújo
  • “Não adianta saber 10 idiomas e não ter o que dizer” Helder Araújo
  • “3/4 do nosso conhecimento é adquirido de maneira informal, mas é o outro 1/4 que tem mais valor” Helder Araújo
  • “O Mundo está nas mãos daqueles que tem coragem de sonhar, e correr o risco de Viver seus SONHOS”
  • “Um sonho não muda o mundo, mas o sonho muda pessoas. Pessoas mudam o mundo.”
  • ESTÁ NA NORA DE FAZER DIFERENTE.




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: