Estagiário terá direito a férias




Você sabia que estagiário não tem direito a férias? Eu sabia, por que eu já fui estagiário e simplesmente adorei ser. O período do meu estágio, porém, foi de apenas 1 ano, então não ter férias, não causou muito impacto.

Por que estou falando disto? Oras, por que saiu no G1 que estão querendo trocar isto. Querem diminuir a carga horária do estágio de 8 para 6 horas e ainda dar férias pro estudante aprendiz de empregado.

Eu sinceramente acho ruim dar férias para estagiário. Estágio é um período onde você aprende a trabalhar numa determinada empresa. Não há motivo para ter férias. Estágio deve ter no máximo 1 ano de duração, o que é tempo suficiente para você adquirir conhecimento da função, responsabilidade e maturidade. Qualquer estágio que tenha mais do que 1 ano corre o sério risco de ser considerado mão de obra barata.

Se durar mais de 1 ano podemos chamar de trainee, mas aí o esquema é diferente, por que você será considerado empregado da empresa que foste contratado. O que você acha?




Leia Também


Deixe um comentário

15 Comentários

  1. Então mas esse é que é o problema, como que um estágio pode durar 8 h se você tem que ir pra faculdade e fazer os trabalhos ?!?!

    Outra parada é que as empresas contratam como estágiário, justamente para não ter que contratar um profissional, que seria muito mais caro.

    Eu quando estagiei era cobrado como um profissional, tudo o que eu aprendi tinha que ser na marra.

    Responder
  2. Concordo totalmente com a carga horária reduzida. Um estagiário que ‘trabalha’ em uma cidade e estuda em outra, as vezes demora mais de 1 hora pra se locomover. Com um estágio de 8 horas, não sobra tempo nenhum para o estudo, que é o que deveria ser priorizado.

    E também concordo com férias para estágios de período superior a 1 ano.
    Entendo que possa caracterizar exploração de mão-de-obra barata, mas alguns estagiários, como foi meu caso, dependem da bolsa auxílio oferecida e tem dificuldades de arranjar um emprego decente depois de 1 ano de estágio. A solução é continuar por mais 1 ano ….

    Responder
  3. Renata

     /  25/07/2007

    Acho que a máximo que um estudante deveria ficar como estagiário deve ser de um ano…Pois as empresas abusam.. Sou estagiária a um ano, e provavelmente vou ser por mais 4 anos…Sem féras, 13º, fundo de garantia…. Trabalho mais que muitos funcionário… isso precisa mudar!!!

    Responder
  4. Rodrigo

     /  02/01/2008

    Discordo totalmente!trabalho no HC do Paraná a um ano,e já tirei bons frutos deste meu “primeiro emprego”,praticamente desenvolvo todas as atividades que um funcionário realiza (até mais…).Adoro meu estágio e tudo o que realizo lá dentro, mas me sinto triste em receber algo que nem deve ser chamado de salário, e nem ter alguns dias de folga, pois ás vezes o serviço chega a ser estressante…

    Responder
  5. Rafael

     /  21/05/2008

    Sinceramente o estagiário tem que ter direito a férias sim , pois o mesmo quase nunca ocupa uma função de estagiário e sim de mão de obra barata , com responsabilidades de um efetivo na empresa.
    Antes de se falar qualquer coisa deve-se analisar o lado do estagiário e não a visão do que é um estágio, pois o espaço destinado a eles hoje é o de tanta responsabilidade quanto a de um profissional da área

    Responder
  6. Tenho certeza que o motivo para pensarem em dar férias para os estagiarios é que muitas empresas acabam disvirtuando do foco principal de um estagiario que é APRENDER, e acabam contratando-os como mao de obra barata!

    O estagiario deve ser contratado apenas com o intuito de aprender na pratica o que ele aprende na teoria !

    Responder
  7. MELISSA

     /  19/08/2008

    NA MINHA OPINIAO ESTAGIARIO TEM QUE TER FERIAS SIM, E AQUELES QUE FICAM A MAIS DE UM ANO, PRECISAM DE DIREITOS TAMBEM…

    Responder
  8. josé

     /  04/09/2008

    estagiario tem que ter ferias sim,sou estagiario a 1 ano e 8 meses, todas e qualquer responsabilidade recaem sobre mim, ganho bolsa auxilio baixa, e faço o trabalho de tres pessoas, se nao tirar feras vou ficar louco…e quem fala que nao deve ter ferias é pq nunca trabalharam como eu.

    Responder
  9. Veruska

     /  28/01/2009

    Me ajudem a entender por favor, desculpe a ignorancia.
    Recebi uma proposta de estágio de “6” meses. Um dos beneficios são ” ferias”
    + como ferias se é so de 6 meses??
    Pode me ajudar, please!
    Brigadinha

    Responder
  10. Veruska,
    Se você vai receber férias deve ser no mesmo esquema que quando contratado. Você provavelmente vai receber metade das férias que seria a metade de um ano que você irá estagiar (6 meses). É proporcional, a não ser que seu patrão goste mt de você e queira dar férias integral =p

    Responder
  11. marcela teles

     /  12/05/2009

    oie eu sou estagiaria e estagio e de 6 meses mas renováro por mais 6 e aí as minha férias…

    Responder
  12. Simone

     /  20/01/2010

    Eu acredito que essa nova lei de estágio beneficia o estagiario, e com certeza aperta o calo dos empregadores, que usam estagíarios como funcionários mais baratos. Eu sou estagiaria e uma das principais exigencias foi experiencia. E faço muita coisa fora do que foi acordado, como já tenho experiência não tenho dificuldade, mas se fosse uma pessoa leiga com certeza teria mais dificuldade, até ir a banco tenho que ir. Estagiário é um faz tudo…e paga-se menos por isso.

    Responder
  13. rosane

     /  29/01/2010

    estagiário pode vender férias? Pois eu era estagiaria e qdo eu iria ser contratada o RH disse que eu nao poderia entrar como profissional pq teria que tirar férias, entao gostaria de saber se posso vender ou dar outro jeito para que eu seja contratada?????O único impecílio esta sendo esse. Entrei em 06/08/2008 e estou saindo agora dia 29/01/2010. Tenho 1 mes e meio de férias, e por mim eu nem as teria…
    Me ajudem…..
    obrigada.

    Responder
  14. stefany

     /  07/03/2010

    ^eu queriia dizer que , acho que estagiario tem que ter ferias sim , porquee eu por exemplo tenho que ter . porque o meu estágio é de três em três mês que renova o contrato , então o meu estágio só acaba se eu quiser mesmo ou se eles mim mandar embora né , e eu faço 6 horas por dia e ainda trabalho no sabádo 10 horas e ainda faço 3 horas por dia de Hora Extra então eu pego o serviço de : 08:00 ás 14Hrs e faço a hora extra de 14 as 18Hrs Pra chegar cansada e correr pra escola ainda , bom acho que um estagio igual o meu precisa sim , tem uns que não . mais o meu tem que ter ferias sim , acho que já passou da hora os estágios ter direitos porque tem empresas que pega muito pesado mesmo faz nos trabalhar igual ”cachorro” e paga tão pouco pelo nosso trabalho e valorizam tão pouco pelo nossos esforços, então que ter sim não só as ferias mais direitos tambem.

    ” Oobrigadaa pela atenção 😉

    Por –> Stefany Santana

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: