Evoluindo na sua carreira




Se tem uma coisa que eu aprendi em todos estes anos nessa industria vital é que a experiência as vezes conta mais do que capacidade técnica. Claro que este segundo é importante e um grande valor para um profissional, mas a experiência de mercado e em determinado nicho profissional podem contar muito mais, pois detalhes técnicos podem ser aprendidos com facilidade, mas experiência em lidar com certos assuntos pode precisar de um “feeling” e a experiência faz diferença.

De tempos em tempos é bom reavaliar e sua vida profissional e parar e determinar se o rumo que você tem tomado está dando algum benefício para você. Se você está planejando em continua crescendo como profissional e almeja um cargo executivo existem diversas ações que você pode tomar para atingir esta meta. Uma delas é procurar um destes famosos cursos MBA que mais parecem caça níqueis. São caros e alguns parecem apenas repetir boa parte de matérias que eu já fiz como eletivas durante o meu curso de graduação.

Outra boa maneira de adquirir conhecimento para se tornar um executivo é consumir conteúdo online. No mês passado descobri um ótimo site que tem várias dicas que podem te ajudar a tomar decisões sem ter a experiência necessária nesta função que você almeja.

O Harvard Business Review tem conteúdos para todas as áreas, mas o que mais me chamou a atenção foi um blog chamado “Best Practices“. Claro que o blog está em inglês e se você não sabe ainda falar ou ler esta língua tão fácil, trate logo de aprender, pois quem fala inglês ou outra língua quase tão importante ganha mais dindin no final do mês.

Fica a dica, vasculhe o HBR e leia o blog Best Practices, mas lembre-se que por ser um blog em inglês, boa parte do conteúdo precisa ser tropicalizado e as recomendações podem não valer para o nosso mercado. É precisa refletir e ver o que faz sentido no nosso país e o que não faz. Aqui no Brasil não vi nenhum site tão completo quando o HBR, mas a Catho tem um site de dicas que apesar de ser estático e não ter novos conteúdos já é um bom começo.




Artigo Anterior
Próximo Artigo

Leia Também


Deixe um comentário

1 Comentário

  1. Tenho notado exatamente a mesma coisa, a experiência conta muito, apesar de faculdades, mestrados, doutorados contarem muito, eles funcionam como uma forma de garantir que você adquiriu aquele conhecimento mesmo sem experiência.
    Já a experiência está lá, comprovada, é meio que um carimbo de “sei a teoria” mesmo sem ter um diploma (ou certificado pra provar isso).
    O importante é sempre planejar sua carreira como uma empresa, pensar em longo e curto prazo, e traçar um plano de como atingir cada meta.
    Abs e parabens belo blog!

    Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: